O melhor pedaço da Maçã.

GameSalad possibilita criação de jogos para iPhone sem a necessidade de conhecer programação

Alternativas de desenvolvimento para o iPhone OS em relação ao SDK da própria Apple já existem, mas todas elas possuem em comum a necessidade de se possuir experiência em programação — algo que, dependendo das ideias do desenvolvedor, pode exigir muito código e conhecimento de diversas tecnologias. No entanto, algo que está gerando enorme destaque recentemente são recursos de criação que tentam eliminar (ou minimizar) a necessidade de programar, e o mais recente nesse sentido é o GameSalad, desenvolvido pela Gendai Games.

Publicidade
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=W9cHfhx9z9M[/youtube]

Como é possível ver no vídeo acima, o kit completo criado pela produtora tenta funcionar ao máximo possível dentro de uma interface gráfica, então aqueles que desejam criar um jogo mas não possuem o conhecimento lógico necessário podem exercitar melhor suas técnicas de design e concentrar-se na criação de uma bela interface de usuário. O ponto mais interessante da forma como o GameSalad funciona é que você pode publicar o seu trabalho em diversos formatos diferentes, incluindo pela web, de forma gratuita.

Mas claro, também é possível publicar jogos criados nesse ambiente de desenvolvimento para iPhones/iPods touch — porém, aqui já é preciso abrir a carteira. O que merece ser destacado é que a ferramenta é muito leve, mas ainda assim possui o recurso de exportação de um projeto dentro do mesmo formato que condiz com o SDK oficial da Apple, semelhante ao que a Adobe está implementando com o Flash Professional CS5. E não para por aí: se você quiser realizar testes em um aparelho antes de exportar, um visualizador está incluso nas ferramentas, capaz de enviar o projeto rodando em um Mac para um iPhone, sem fio.

Para publicação de jogos na App Store, o GameSalad é pago e possui duas versões: a Express (US$100) e a Pro (US$2.000) — não é contabilizado o preço do iPhone Developer Program da Apple, claro. Caso tenha ficado interessado em usá-lo, a Gendai Games promove novos jogos que entram na App Store periodicamente após serem criados com o produto, então é uma boa ficar ligado nas possibilidades expostas por outras pessoas.

[via The Loop]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Jibbigo para iPhone faz tradução simultânea, em áudio, entre inglês e espanhol

Próx. Post

Cobertura da inauguração da MyStore do Shopping Anália Franco, em São Paulo

Posts Relacionados