O melhor pedaço da Maçã.

O poder da Maçã: Apple irá desenvolver seus próprios chips gráficos; ações da Imagination Technologies caem 70%

A Imagination Technologies, empresa que desenvolve os chips gráficos dos iPhones, iPads, Apple Watches e Apple TVs, anunciou hoje que a sua principal cliente, a Apple, deixará de utilizar sua tecnologia nos iDevices em um período de 15 meses até 2 anos.

Publicidade

Logo da Imagination Technologies

No comunicado, a empresa revela que a Maçã decidiu assim pois planeja desenvolver seus próprios chips gráficos, para “controlar seus produtos e reduzir sua dependência futura na tecnologia da Imagination”.

O anúncio veio como um balde de água fria para a desenvolvedora dos chips, por dois motivos: o primeiro é que, a cada venda de um dispositivo móvel com sua tecnologia, ela recebe os royalties — que contam por basicamente metade do rendimento da empresa britânica. Ou seja, ela dará “adeus” a metade de sua renda. O segundo motivo é que, por causa da saída da Apple da jogada, as ações da Imagination despencaram incríveis 70% em algumas horas.

Imagination Technologies ações

A empresa ainda afirma, no comunicado, que duvida que a Apple consiga criar uma estrutura de GPU1Graphics Processor Unit, ou unidade de processamento gráfico. sem infringir nenhuma de suas patentes ou propriedades intelectuais, mas espera alguma posição da Maçã para que haja futuros acordos em relação a licenças/royalties.

A Apple não apresentou nenhuma evidência para sustentar sua afirmação de que não mais exigirá a tecnologia da Imagination, sem violar as patentes da Imagination, propriedade intelectual e informações confidenciais. Essa evidência foi solicitada pela Imagination, mas a Apple se recusou a fornecê-la.

A notificação da Apple levou a Imagination a discutir com a empresa possíveis acordos comerciais alternativos para o atual contrato de licença e royalties.

Pelo prazo divulgado, ainda é incerto se a Apple utilizará a nova estrutura de GPU da Imagination, a PowerVR Furian, que possivelmente traria aos novos iDevices a possibilidade de ter telas com resolução 4K.

Publicidade

A relação das duas empresas se estabeleceu por volta de 2008, quando a Apple adquiriu ações da Imagination e, em 2010, os chips da empresa começaram a equipar os dispositivos móveis da Maçã.

Publicidade

Em 2016, surgiram rumores até de que a Apple compraria a Imagination, porém o que ocorreu foi a contratação de vários especialistas da empresa para se juntar à equipe da Maçã.

Analisando essa timeline, tudo faz sentido agora, não é?

[via Reuters]

Notas de rodapé

  • 1
    Graphics Processor Unit, ou unidade de processamento gráfico.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Os 5 artigos mais lidos no MacMagazine: de 26 de março a 2 de abril

Próx. Post

Pesquisa: Apple TV está em 5% de todas as residências americanas com Wi-Fi

Posts Relacionados