O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Pesquisa da McAfee mostra que malwares para Macs aumentaram 744%(!) em 2016

Softwares maliciosos aparecem por aí toda hora e, infelizmente, usuários de Macs não estão livres disso. Pelo contrário: como mostra o último McAfee Threat Report, os malwares focados no macOS cresceram mais de 744% em 2016, com aproximadamente 460 mil ameaças detectadas.

Publicidade

Malwares para macOS

Apesar disso, o panorama não é tão ruim quanto parece ser. Mesmo sendo um número bastante expressivo, ele chega a ser reconfortante se compararmos com o dos sistemas Windows e Android. Somente no ano passado, foram detectados *600 milhões* de ameaças, das quais por volta de 15 milhões eram malwares para dispositivos móveis — quase todos sendo para Android.

Outro fator que nos acalma é que a maioria dos novos malwares encontrados são os chamados adwares, aqueles softwares que tornam as máquinas mais sucetíveis a anúncios mas não oferecem riscos reais a elas. Ainda assim, é claro, existem aqueles mais graves como o que apareceu em janeiro infectando máquinas pelo Safari e pelo Mail, o malware que se aproveitava dos macros do Microsoft Word, entre outros.

Publicidade

Como sempre é bom lembrar, a recomendação é que você instale aplicativos e baixe arquivos apenas de fontes confiáveis (como a Mac App Store, o próprio site oficial dos desenvolvedores/empresas, etc.). Não é algo imprescindível, mas também é uma opção ter algum aplicativo que faça uma varredura e detecte malwares/outros programas maliciosos.

·   ·   ·

Aliás, logo mais nós teremos mais uma ajuda para reforçar na segurança. Isso porque a empresa de segurança cibernética F-Secure acabou de adquirir o aplicativo Little Flocker, criação do recém-contratado pela Apple, Jonathan Zdziarski.

Publicidade

A empresa anunciou a compra em seu site, afirmando que o aplicativo agora fará parte de um novo produto de segurança chamado XFENCE.

O Little Flocker protege os Macs usando análises avançadas de comportamento e monitora aplicativos que tentam acessar arquivos confidenciais e recursos do sistema. Ele também detecta e bloqueia ransomwares para Macs. A F-Secure construirá a próxima geração do Little Flocker em sua nova tecnologia XFENCE, que complementará as soluções de endpoint existentes na F-Secure para oferecer proteção avançada para usuários corporativos e domésticos de Macs.

Com o Little Flocker, a empresa espera melhorar ainda mais os seus produtos para que possam prevenir ataques de forma mais efetiva.

[via 9to5Mac, MacRumors]

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
App Clips no iPhone

Aplicativo Clips para iOS, aquele de vídeos “divertidos" (da Apple), está agora disponível para todos

Próximo Artigo
iMac com tela Retina

Rumor: novo iMac será lançado em outubro, acompanhado de um novo teclado [atualizado]

Posts Relacionados