O melhor pedaço da Maçã.
Pessoa segurando o MacBook Air M2 no ar dentro do Steve Jobs Theater do Apple Park, na WWDC22

Vendas de computadores registraram queda em 2022 [atualizado]

Agora que iniciamos 2023, já podemos olhar para trás e verificar como foi o último trimestre do ano passado — assim como todo o ano de 2022. Para analisar as vendas no mercado de computadores, as firmas Canalys e IDC já divulgaram seus dados coletados, que mostram uma contínua queda.

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Peculiarmente, ambos os resultados das pesquisas trouxeram porcentagens totais similares, porém os dados da Apple destoam em se tratando dos números durante o ano inteiro.

Canalys

Focando nos resultados do quarto trimestre, a Canalys registrou uma queda de quase 30% na comparação ano a ano. Foram 65,4 milhões de unidades vendidas, o que representou um decréscimo de 29% em relação a 2021 e o quarto trimestre consecutivo de queda por conta da crise econômica.

Nesse período, a Apple ficou em quarto lugar, tendo comercializado 7,2 milhões de Macs. Conforme apontaram os dados da Canalys, isso foi cerca de 7,5% a menos do que no ano anterior. O market share da Maçã, entretanto, subiu de 8,5% para 11%.

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Subdividindo os computadores, é possível notar que as vendas de notebooks sofreram um declínio maior, caindo 30% para 51,4 milhões de unidades no quarto trimestre de 2022 — enquanto os desktops se saíram um pouco melhor, sofrendo uma queda de 24% para 14,1 milhões de unidades nesse mesmo período.

Olhando o ano inteiro de 2022, as vendas totais foram de 285,1 milhões de unidades, uma queda de 16% em relação a 2021, quando todos os segmentos tiveram demanda bastante alta.

A Apple também ficou em quarto lugar na classificação do ano inteiro, terminando 2022 com 27,2 milhões de Macs comercializados e uma queda de 6% — e é aqui que entra a discrepância em relação aos dados da IDC, que estão expostos abaixo. O market share cresceu de 8,5% para 9,5%.

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No cenário total do ano, as vendas de notebooks registraram uma queda de 19% (223,8 milhões de unidades), enquanto os desktops decresceram em 7% (61,3 milhões de unidades) em 2022.

Assim, apesar das quedas, os números gerais de 2022 mostram que os volumes de remessas são até favoráveis em comparação ao período anterior à pandemia, tendo aumento de 7% em relação a 2019.

Na verdade, uma pesquisa de dezembro de 2022 com cerca de 250 parceiros mostrou que 60% esperam que a receita de seus negócios de PC permaneça estável ou diminua em 2023. A previsão, portanto, é que esse cenário melhore somente em 2024.

IDC

O resultado da análise dos dados da IDC mostrou números semelhantes, porém com uma variação anual em relação à Apple.

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A firma registrou 67,2 milhões de vendas totais no quarto trimestre, obtendo uma queda de 28% em relação ao mesmo período em 2021. A Apple continuou em quarto lugar, com 7,5 milhões de Macs comercializados, o que representou uma queda de 2,1%.

Já quando olhamos para o ano inteiro de 2022, o total de computadores vendidos foi de 292,3 milhões de unidades, o que representa uma baixa de 16,5%.

Entretanto, se focarmos somente nos números apresentados pela Apple, as vendas de Macs em todo o ano foram de 28,6 milhões — uma diferença até que pequena dos dados da Canalys. Porém, em vez de perda, a Maçã teria crescido em 2,5% na comparação com 2021. O market share mostrou números parecidos, crescendo de 8% para 9,8%.

Não se sabe a razão dessas diferenças, porém ambas as firmas acreditam que o próximo ano será melhor para o mercado de computadores. Ryan Reith, vice-presidente do grupo IDC, comentou o momento:

Não há dúvida quando olhamos para trás neste momento que a ascensão e a queda do mercado de PCs serão registradas no livro dos recordes, mas muitas oportunidades ainda estão por vir. Acreditamos firmemente que o mercado tem potencial para se recuperar em 2024 e também vemos bolsões de oportunidade ao longo do restante de 2023.

Veremos se a Maçã conseguirá se recuperar ainda este ano…

Atualização 12/01/2023 às 13:00

A Gartner também publicou a análise dos seus dados referentes ao mercado de computadores no quarto trimestre e em todo o ano de 2022.

Assim como nas duas firmas acima, os números são bastantes semelhantes, porém destoam exatamente nos resultados finais apresentados sobre a Apple.

Não houve uma variação tão discrepante na análise do quarto trimestre; a Apple continuou em quarto lugar, com 7 milhões de unidades vendidas, o que representou um decréscimo de 10,2%.

Já no panorama de 2022, a Maçã teria vendido 27,9 milhões de Macs, mas apresentou um crescimento de 3,6% — que até se aproxima da porcentagem apresentada pela IDC, mas destoa bastante do decréscimo apresentado pela Canalys.

via TechCrunch

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