
Seria possível para nós, “reles mortais”, montarmos o nosso próprio iPhone? Esta foi uma questão que permaneceu por meses na mente do viajante e amante de tecnologia Scotty Allen. Depois de idas e vindas à China, ele se viu tentado a entrar no desafio de percorrer as ruas de Shenzhen a fim de encontrar as partes necessárias para fazer o seu próprio iPhone — e foi exatamente o que ele fez.
Allen se concentrou em quatro componentes principais: placa lógica, tela, bateria e carcaça. Documentando tudo em um vídeo de 23 minutos e em um artigo em seu site, ele comenta que a intenção era realmente soldar todas as partes do aparelho, porém a tarefa foi mais difícil do que previu. E essa dificuldade pode ter relação com o Touch ID e a Secure Enclave, que poderiam não funcionar corretamente caso fossem manuseados de forma errada. A solução foi comprar uma placa lógica reciclada, com o Touch ID e tudo mais.
Ao adquirir todos os componentes necessárias, Allen gastou em torno de US$300, o que é quase a metade do preço de entrada original do aparelho (US$550). Entretanto, antes de julgarmos que a margem de lucro da Apple é estrondosa, precisamos considerar também fatores como a mão de obra e todo o processo de desenvolvimento anterior à produção, bem como investimentos em marketing.
Talvez você se pergunte por que ele não preferiu montar o mais recente, o iPhone 7. Ele relatou que, ao optar pelo iPhone 6s, poderia facilmente comparar o aparelho com o seu iPhone que já tinha (o qual comprou em uma loja oficial, em outra ocasião); outra razão foi o fato de que as peças conseguidas, em sua maioria, eram de aparelhos reciclados ou quebrados, então conseguir partes dos aparelhos mais recentes seria uma tarefa bem mais difícil.

Só eu o achei a cara do Rodrigo Lombardi? 😂
Se você não quiser se aventurar indo à China pessoalmente, nada lhe impede de buscar os componentes para compra em alguns sites; a diferença é que você não poderá fazer como ele (devolver/trocar em caso de defeito, pelo menos não em poucos dias).
Alguém aí se arrisca? 😝
[via 9to5Mac]