O melhor pedaço da Maçã.

TSMC já demonstrou protótipos de chips de 2 nanômetros para a Apple

Ivan Marc / Shutterstock.com
Chip da TSMC

Aguardados para os iPhones de 2026, os processadores feitos em um processo de 2 nanômetros pela Taiwan Semiconductor Manufacturing Company (TSMC) já se encontram em testes. A fabricante, uma das principais fornecedoras da Apple, teria até mesmo demonstrado resultados de testes de protótipos dos seus futuros chips para a sua parceira e outras grandes clientes, como a NVIDIA.

Publicidade

De acordo com o Financial Times, para fazer frente à competição da fabricante taiwanesa, a Samsung também já estaria oferecendo versões de protótipos dos seus chips de 2nm, chamados de N2, no que seria uma estratégia para atrair clientes de grande porte, como a NVIDIA. Algumas pessoas, porém, ainda duvidam da capacidade da sul-coreana de migrar para a tecnologia de uma forma melhor do que a TSMC.

A produção em massa dos chips no novo processo pela fábrica taiwanesa deverá iniciar em 2025. Se a TSMC seguir o ciclo convencional, a fabricação começará por chips para dispositivos móveis, com a Apple sendo a principal cliente. Apenas depois começarão a ser produzidos processadores destinados a computadores.

A posição da Maçã como cliente de peso da TSMC, conforme apontado pelo DigiTimes, será essencial para que a taiwanesa consiga competir com a Samsung e com a Intel na produção de chips de 2nm. Além disso, a gigante de Cupertino deverá seguir com o suprimento de processadores de 2nm e de 3nm da TSMC até ao menos 2027, sem maiores dúvidas.

Publicidade

A Apple foi a primeira a usar a litografia de 3nm da TSMC, com o A17 Pro, e provavelmente repetirá o feito com os chips de 2nm. Os desafios na fabricação desses chips, que deverão trazer avanços significativos em matéria de capacidade e potência, também são sensíveis, com a Samsung, por exemplo, ainda enfrentando baixas taxas de aproveitamento — embora veja a nova tecnologia como uma forma de melhorar a sua posição no mercado.

Com a TSMC já trabalhando na produção de chips de 3nm e dominando a fabricação desses componentes, a empresa afirmou estar progredindo de modo a iniciar a fabricação em massa dos processadores de 2nm em 2025, com tecnologia avançada. E, com os laços estreitos com a Maçã, a Apple já deverá adotar os novos chips com os iPhones a serem lançados em 2026.

via MacRumors

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Firefox começa a testar integração entre as Chaves-senha e o iCloud Keychain

Próx. Post

Apple revela os apps e jogos para iPhone/iPad mais populares em 2023

Posts Relacionados