Se você é usuário do Snapchat, provavelmente já reparou no êxodo que a rede social sofreu recentemente. As pessoas estão postando muito menos e alguns influenciadores até já largaram completamente o aplicativo. Paralelamente, o Instagram anunciou há pouco tempo que já tem mais usuários no Stories do que o Snapchat tem no total. Desde seu lançamento, o recurso Stories já causou uma diminuição considerável no crescimento do concorrente.
A estratégia da Snap agora é aumentar o tempo que as pessoas passam no aplicativo, já que crescimento em número de usuários e penetração em outros mercados parece ser mais complicado.
https://www.youtube.com/watch?v=XyqQtm4wETA
Para isso, no fim do mês passado, eles lançaram a função Stories Search, que basicamente permite a pesquisa por snaps pelo mundo todo. Quer saber como está o show de um cantor, a festa de aniversário de um amigo ou ver vídeos de cachorros fofinhos? É só digitar na busca e o aplicativo lhe mostra uma seleção dos melhores resultados. É “um YouTube”, ao vivo, de qualquer parte do mundo.
Vejo bastante potencial na função. Pela primeira vez, teremos acesso aos principais eventos na perspectiva da audiência e não da mídia. O sistema usa inteligência artificial para detectar o texto, o formato das imagens e o som do vídeo, agrupando os resultados categoricamente conforme a semelhança.
A Snap também lançou outra função interessante hoje. Denominada World Lens, ela funciona como as lentes que já estamos acostumados, mas em vez de somente ficar em volta do nosso rosto, é possível aplicá-la a qualquer cenário.
Parece ser bem simples de usar: é só tocar no ambiente que uma série de opções aparecem pra você. É possível movimentar e interagir com as figuras de realidade virtual. A nova função é bem alinhada com a visão da empresa e a insistência do CEO em dizer: “Snap is camera company.”
· · ·
O Instagram, por sua vez, apresentou nesta semana a possibilidade de categorizar os posts salvos, mais ou menos como funciona o Pinterest. Tocando e segurando o botão “Salvar”, surge a possibilidade de adicionar a foto a uma categoria. As fotos salvas ficam disponíveis na aba “Salvo”, no perfil principal e as coleções são privadas (em breve, imagino que haverá possibilidade de torná-las públicas).
Os novos recursos podem demorar um pouquinho para aparecer porque geralmente a atualização é liberada aos poucos e focada nos Estados Unidos. Mas, em breve, elas estarão disponíveis para uso em todos os smartphones.