Parece que a Apple realmente engatou a quinta marcha no “Projeto Titan”, a empreitada que está desenvolvendo o (provável) carro autônomo da empresa. Após rumores recentes de parcerias com montadoras, danças das cadeiras e patentes importantes para o projeto do veículo, chegou hoje a informação de uma contratação de alto calibre para a equipe do famigerado carro.
De acordo com o Business Insider, a Maçã contratou recentemente Manfred Harrer, até então vice-presidente de desenvolvimento de chassis na Porsche. Harrer passou mais de uma década na lendária montadora alemã e, nos últimos anos, comandou o desenvolvimento do chassi das versões mais recentes do Cayenne, o SUV que é um dos maiores sucessos da Porsche nos tempos atuais.
Nem a Apple nem Harrer comentaram a informação, mas a notícia é animadora por uma série de motivos. Primordialmente, considerando que o executivo é especialista na área de chassis, temos aqui mais um indício de que a Maçã realmente seguirá com o plano de projetar e montar seu próprio veículo — nos últimos anos, ventilou-se com força a possibilidade de o projeto seguir por um caminho diferente e resultar na criação de um sistema de direção autônoma, que seria licenciado para montadoras já estabelecidas.
A hipótese ainda não está descartada, mas a contratação de Harrer mostra que a Apple tem todas as intenções de colocar suas mãos no metal e na borracha para construir um carro próprio.
E a Hyundai?
Nas últimas semanas, muito se falou sobre uma parceria da Apple com a Hyundai para fabricação do “Apple Car”, com algumas fontes sugerindo que a produção poderia ser iniciada já em 2024. O Business Insider, entretanto, reforçou os rumores de que a montadora sul-coreana estaria em dúvidas sobre esse casamento.
Segundo a reportagem, a Hyundai não quer ser rebaixada ao posto de “provedora de serviços” para a Apple — o que, no atual cenário, parece ser a hipótese mais provável, já que a Maçã está caminhando em direção a um projeto de carro próprio, desenvolvido exclusivamente pelos engenheiros de Cupertino. Em uma situação dessas, a Hyundai estaria para o “Apple Car” assim como a TSMC está para os chips da Apple: uma parceira fundamental de produção, mas que vive nas sombras, sem receber as glórias da iniciativa.
Vamos ver, portanto, os próximos passos dessa novela.
via 9to5Mac