A esta altura do campeonato, já estamos quase certos de que existe alguma investida da Apple em realidade aumentada. Se realmente são os tais óculos ou apenas melhorias na câmera do iPhone, nós não sabemos, mas certamente estão trabalhando em algo. E novas contratações da empresa corroboram ainda mais com essa ideia.
De acordo com o FCP.co, o desenvolvedor do plugin 360VR Toolbox para Final Cut Pro, Tim Dashwood, é o mais novo membro do time da Maçã. O plugin auxilia na criação de conteúdos VR em 360º e 3D, sendo compatível também com Adobe Premiere Pro, After Effects e Apple Motion. E, já que estão “todos em casa”, o plugin — que custava mais de US$1.000 — passou a ser gratuito.
Ainda no campo de realidade virtual (e aumentada), a Apple recrutou mais um grande nome: Jeff Norris. Talvez você não o conheça, mas ele fundou o Mission Operations Innovation Office no Jet Propulsion Laboratory (JPL) da NASA, onde trabalhava desde 1999. Lá, Norris criou o JPL Ops Lab, no qual muitos projetos foram executados tanto em realidade virtual quanto em realidade aumentada. Um de seus projetos permitia que pessoas trabalhassem em Marte utilizando somente a interação por VR, com o Microsoft HoloLens.

Como contou a Bloomberg, Norris estaria agora trabalhando na Apple com uma equipe ligada à AR, sob a supervisão de Mike Rockwell, que antes trabalhava no Dolby Labs. Exatamente como sugerem os rumores, eles estariam se concentrando tantos nos óculos de AR quanto para recursos de AR nos próximos iPhones.
E já que estamos falando em NASA, a Maçã contratou mais quatro ex-empregados da agência americana, mas para um outro propósito. Há alguns dias, vimos surgir documentos oficiais do Departamento de Veículos Motorizados do Estado da Califórnia (Department of Motor Vehicles, ou DMV), sugerindo que a Apple estaria trabalhando em um sistema de auto-navegação (ou seria um veículo propriamente dito?).
Desta vez, o Wall Street Journal apontou [matéria fechada para assinantes] mais documentos do DMV, que listavam nomes de empregados da Apple os quais estariam testando o tal sistema de carros autônomos.
Nessa lista, foram encontrados pelo menos quatro ex-empregados da NASA. Um deles trabalhou no projeto de um veículo autônomo criado para explorar a lua “Europa” de Júpiter. Outros três trabalharam no JPL, em projetos relacionados a algoritmos de planejamento de movimento e também detecção de objetos 3D.
É engraçado vermos o quanto contratações podem nos levar a tantas conjecturas e rumores sobre próximos projetos e produtos da Maçã. Mesmo que não vejamos algo oficial sendo anunciado tão cedo, não há dúvida de que esses grandes nomes contribuirão bastante para a empresa.
[via 9to5Mac, MacRumors, AppleInsider]