O melhor pedaço da Maçã.

Apple pode estar planejando serviço de envio de dinheiro e cartão de débito virtual

Aparentemente, a Apple está querendo expandir ainda mais o seu serviço de pagamentos móveis. Informações trazidas hoje pelo Recode sugerem que a Maçã tem planos de lançar o seu próprio serviço de envio de dinheiro, além de criar uma espécie de cartão de débito eletrônico para pagamentos e transferências instantâneas — tudo dentro da bandeira do Apple Pay.

Publicidade

Apple Pay

De acordo com o site — que cita as indefectíveis “fontes próximas ao assunto” —, Tim Cook e sua turma têm mantido contato com parceiros anônimos em busca de algum contrato que possibilite à Maçã lançar este serviço num futuro próximo. Tal futuro, entretanto, segue indefinido: enquanto uma das fontes sugere que o recurso já poderia ser introduzido no segundo semestre deste ano (com o iOS 11, arrisco eu), outra afirma que a data de lançamento ainda está mais distante.

Basicamente, o serviço seria uma espécie de alternativa ao Venmo ou ao Square Cash em que usuários de iPhones (ou, mais provavelmente, do ecossistema da Maçã como um todo) poderiam enviar dinheiro uns aos outros instantaneamente — inclusive, algo assim já tinha sido rumorejado de surgir como recurso do iMessage, mas tal ideia nunca chegou a ver a luz do dia.

Publicidade

O fato é que, ao que tudo indica, a ideia da Apple iria além: aparentemente a empresa está, simultaneamente, conversando com a Visa com o intuito de desenvolver um cartão de débito próprio, muito provavelmente digital.

Qual seria a função deste cartão, você pergunta? Simples: a ideia é que, num serviço de envio de dinheiro, a quantia recebida demora algum tempo para ser compensada e entrar, de fato, na conta do beneficiário. Já com o cartão de débito digital da Apple/Visa, o usuário poderia gastar este dinheiro imediatamente, através da infraestrutura do Apple Pay — inclusive, seria possível adicionar este cartão à carteira do sistema de pagamentos da Maçã para a realização de pagamentos em lojas físicas com o dinheiro recebido dos seus contatos.

Será que a ideia vai para a frente? E, mais importante ainda, será que ela tem potencial? Certamente estamos falando de um campo onde a Apple entraria já com uma série de concorrentes estabelecidos e confiáveis, mas o peso do nome da Maçã também poderia ser um fator determinante nesta balança. Vamos aguardar para ver…

[via MacRumors]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Prepare-se para cada vez mais conteúdo em vídeo no Apple Music; nova série de P. Diddy estreará em junho

Próx. Post

Com vocês, o “carro autônomo da Apple” passeando pelas ruas da Califórnia! [atualizado]

Posts Relacionados