O melhor pedaço da Maçã.

Patente da Apple descreve bafômetro no iPhone que pode impedir motorista de dirigir

Car Key

A Apple implementou há alguns meses as Car Keys (Chaves de Carro), mais um recurso que ampliou as possibilidades do app Carteira (Wallet) e que permite abrir/ligar veículos usando a tecnologia NFC1Near field communication, ou comunicação por campo de proximidade. do iPhone e do Apple Watch.

Publicidade

Porém, ao que tudo indica, a Apple pretende dar ares de responsabilidade social ao recurso, visto que apresentou ao Escritório de Patentes e Marcas Registradas dos EUA (United States Patent and Trademark Office, ou USPTO) uma patente que prevê a comunicação entre a CarKey e um bafômetro.

O recurso, caso veja a luz do dia, observará constantemente alguns critérios os quais podem indicar que uma pessoa está embriagada — como dados de respiração, características do hálito humano (como níveis típicos de amônia) e níveis aceitáveis de álcool para dirigir.

Caso seja detectado um alto nível de álcool do usuário, a chave eletrônica poderá se recusar abrir o carro ou até permitir a entrada, mas impedindo que o veículo se mova.

Publicidade

Para desbloquear todas as funções, o usuário poderia fazer um desafio de destreza manual ou de clareza mental (por exemplo, uma série de problemas matemáticos).

Para mensurar o nível de álcool no sangue, uma notificação seria exibida no iPhone do usuário, o instruindo a respirar em um bafômetro. De acordo com o Patently Apple, o bafômetro em questão poderá ser um recurso integrado ao próprio iPhone ou um dispositivo com/sem fio que entraria em comunicação com o celular ou com o Apple Watch.

Será que um dia teremos mesmo iPhones com bafômetro? Seria interessante, não acham?

Notas de rodapé

  • 1
    Near field communication, ou comunicação por campo de proximidade.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple trabalha em displays OLED mais finos e… dobráveis?

Próx. Post

SanDisk lança linha modular PRO-BLADE com novo SSD e mais

Posts Relacionados