A TIME, uma das revistas mais influentes do mundo, tem a tradição anual de publicar a célebre lista de pessoas mais influentes em todas as áreas — lista esta na qual Tim Cook é arroz de festa. Desta vez, entretanto, a publicação resolveu fazer um pouco diferente, separando as seleções por área. E, como era de se esperar, o CEO da Apple marcou presença na relação referente aos 20 nomes mais influentes do mundo da tecnologia — bem como o COO1Chief operating officer, ou diretor de operações. da Maçã, Jeff Williams.
Cook aparece em quarto lugar na lista, atrás de Elon Musk, Jeff Bezos e Mark Zuckerberg, em ordem descendente. Justificando a decisão, a TIME afirma que o executivo conseguiu levar a Apple a níveis de influência sem paralelos no mundo da tecnologia — e suas decisões acerca de novas tecnologias no caminho da Maçã, como realidade aumentada e veículos autônomos, podem ditar os caminhos do mundo tecnológico como um todo.
Já Williams aparece em 17º lugar na relação. Apesar de não ser uma figura tão conhecida como Jony Ive (chefão de design) ou Craig Federighi (chefão de softwares), o COO da Apple é o braço direito de Cook na companhia (ele desempenha, afinal, o cargo que era do atual CEO na era Jobs) e é frequentemente apontado como mais provável próximo chefão da Maçã. A TIME afirma que Williams é o responsável pela perfeita harmonia na cadeia de fornecimento da Apple, além de ter supervisionado de perto o projeto do Apple Watch — a primeira nova categoria de produtos durante a era Cook.
A lista completa dos 20 nomes mais influentes do mundo da tecnologia, hoje, é a seguinte:
- Elon Musk, fundador e CEO da Tesla e da SpaceX
- Jeff Bezos, fundador e CEO da Amazon
- Mark Zuckerberg, fundador e CEO do Facebook
- Tim Cook, CEO da Apple
- Sundar Pichai, CEO do Google
- Evan Spiegel, cofundador e CEO da Snap
- Mary Barra, CEO da General Motors
- Satya Nadella, CEO da Microsoft
- Susan Wojcicki, CEO do YouTube
- Andrew Jassy, CEO da Amazon Web Services
- Ajit Pai, presidente da FCC no governo Trump
- Demis Hassabis, criador do software AlphaGo
- John Giannandrea, chefe das áreas de inteligência artificial e buscas do Google
- Travis Kalanick, cofundador e CEO do Uber
- Ginni Rometty, CEO da IBM
- Cheng Wei e Jean Liu, respectivamente cofundadora/CEO e presidente da Didi Chuxing
- Jeff Williams, COO da Apple
- Anthony Lewandowski, engenheiro ex-Uber e ex-Waymo
- Del Harvey, chefe de segurança e confiança do Twitter
- Terry Myerson, chefe de hardware da Microsoft
Outros dois nomes que apareceram na lista não são da Apple, mas podem atribuir uma pequena parte do seu poderio a um empurrãozinho da companhia. Falo de Cheng Wei e Jean Liu (ambos da Didi Chuxing, concorrente chinesa do Uber que recebeu um investimento astronômico de US$1 bilhão de Cupertino).
[via MacRumors]
Notas de rodapé
- 1Chief operating officer, ou diretor de operações.