Existe um espécime relativamente raro, mas que vem encontrando uma maior tração no mundo dos desenvolvedores para iOS nos últimos tempos: aquele que produz suas criações no Windows, em C#, com a ajuda do Xamarin.iOS for Visual Studio — e ignorando o máximo possível o Mac para fazer seu trabalho. Até então, entretanto, um computador da Apple era necessário ao menos para rodar os aplicativos e fazer todos os testes necessários; agora, entretanto, não mais.
Digo isso porque a Microsoft anunciou hoje, na sua conferência de desenvolvedores Build 2017, um novo aplicativo para iOS chamado Xamarin Live Player.
Com a ferramenta, todo o processo de rodar os aplicativos em desenvolvimento para correção de bugs torna-se mais simples e independente de um Mac; basta escanear um código QR gerado pelo Visual Studio no Windows pela câmera do iPhone/iPad e a tela do dispositivo móvel passará a mostrar uma prévia do seu trabalho em tempo real; ou seja, qualquer mudança realizada no código se refletirá automaticamente no iOS.
O “quase” no título desta matéria refere-se ao fato de que um Mac ainda é necessário para a última das etapas referentes ao processo de desenvolvimento de um aplicativo para iOS: como bem se sabe, apenas o Xcode é capaz de fazer o envio do app para a App Store, e o Xcode ainda é uma ferramenta exclusiva dos computadores da Maçã. Ainda assim, estamos falando de uma parte bem pequena do processo — desenvolvedores que prefiram trabalhar no Windows poderão fazê-lo por 95% do tempo e apenas arranjar um Mac para a conclusão do serviço, por exemplo.
O Xamarin Live Player já está disponível gratuitamente na App Store.
[via TechCrunch]