O melhor pedaço da Maçã.

Com a iPad, Apple começa a explorar as possibilidades de criação do seu próprio hardware

Chip Apple A4

Pelo jeito, ninguém prestou atenção a um detalhe importante do lançamento da iPad: a Apple começou (ou voltou a ter) um envolvimento mais abrangente na elaboração de seus produtos em termos de hardware. Dentro de todos os modelos da sua tablet, estará presente o seu primeiro processador 100% customizado: o Apple A4.

Publicidade

Durante a apresentação de ontem, nenhum dos apresentadores entrou em detalhes acerca do novo processador — obviamente porque a Maçã não deve estar interessada em vendê-lo sob demanda —, mas com base no pouco que Jobs falou sobre ele, trata-se uma solução system on a chip com frequência de operação de 1GHz. Isso significa que o A4 não é composto apenas de uma CPU convencional: ele também conta com um núcleo de processamento gráfico e um controlador de memória integrado.

Esse tipo de solução aparenta ser o caminho escolhido pela empresa para entregar um poder de desempenho ótimo aos usuários de seus gadgets, pois o fato de o A4 ser capaz de lidar com gráficos e processamento num só componente poderá ser muito bom no futuro, para fins de processamento paralelo. Entretanto, mesmo que isso nunca seja explorado pela Apple, o chip provavelmente já está sendo muito bem usado para fazer da iPad um produto bastante poderoso e capaz de exibir vídeo em alta definição — limitado a 720p, é bom lembrar.

Publicidade

Como a iPad roda uma versão do iPhone OS, fica claro também que o Apple A4 é baseado em arquitetura ARM — atualmente a mais veloz e econômica para dispositivos móveis. Na realidade, a Apple — por meio da P.A. Semi, empresa adquirida em 2008 — licenciou essa arquitetura para desenvolver os seus próprios chips e ficar independente dos processadores da Samsung, atualmente usados no iPhone e no iPod touch.

Ainda não se sabe se todos os gadgets da Apple migrarão para o A4, mas a tendência é que isso aconteça no futuro. Também não há informações oficiais esclarecendo se o novo processador é single ou dual-core, mas uma breve análise feita por alguns leitores do iFixit com base na imagem no início deste post indicou ser um chip com mais de um núcleo — provavelmente baseado na arquitetura ARM Cortex A9. Talvez este seja o segredo da enorme eficiência energética da iPad — ela possui autonomia de bateria de 10 horas para vídeo em alta definição, ou até 30 dias em standby.

Sei lá… a Apple criando seus próprios processadores? Será que isso vai dar certo?

By the way, se você achou o nome familiar, saiba que estamos em 2010. Há exatamente uma década, a Apple lançou o seu primeiro Mac com processador PowerPC G4.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apesar de tudo, iPad poderá vender 12 milhões de unidades até 2012, afirma Gene Munster

Próx. Post

So sorry, Adobe: Apple também quer Flash Player longe da iPad

Posts Relacionados