Confirmando rumores anteriores, a Apple declarou hoje ao The Wall Street Journal que iniciou oficialmente a produção de iPhones na Índia em parceria com a fabricante Wistron.
O primeiro modelo a ser produzido localmente será o iPhone SE — ao contrário do que alegaram anteriormente, quando sugeriram que os primeiros modelos seriam os iPhones 6 e 6s; em relação a estes, ainda não há nenhuma confirmação de que serão fabricados no país, também.
A primeira remessa de aparelhos será distribuída a partir do fim de maio e aparecerá pelas prateleiras de lojas na semana seguinte — provavelmente marcados com um “Assembled in India” (“Montado na Índia”) na traseira.
Os revendedores terceirizados do país já diminuíram o valor destes aparelhos em cerca de US$70. E, já que a empresa economizará ao produzir localmente, o governo indiano acredita que o valor do aparelho poderá diminuir cerca de US$100. Ainda assim, não há nenhuma confirmação de preços; caso a Apple consiga diminuí-los, isso com certeza contribuirá para aumentar as vendas, algo que a Maçã vem querendo há bastante tempo por conta do potencial do país. Se isso acontecer e conseguirem bons números, quem sabe a Apple poderá até iniciar a produção de aparelhos mais novos por lá, como os iPhones 7/7 Plus.
Apesar de a Apple já ter diversos projetos pela Índia, essa iniciativa de fabricação no país foi uma obrigatoriedade. Isso porque, de acordo com a lei do país, uma empresa só pode abrir lojas físicas por lá caso tenha cerca de 30% das mercadorias produzidas localmente.
Até agora, a Apple produz a maioria de seus iPhones na China e, como sabemos, alguns modelos antigos também são produzidos aqui no Brasil (na Foxconn de Jundiaí, em São Paulo).
via 9to5Mac