É uma situação comum: você depara-se com um belo cenário descortinando-se à frente dos seus olhos e é imediatamente tomado pela beleza daquelas cores. Ou então você está olhando um livro de design enquanto faz um trabalho no computador e atrai-se pela paleta de cores de um trabalho específico.
Claro, é relativamente simples pegar o seu telefone, tirar uma foto daquilo que deseja analisar e passar o computador, empregando as ferramentas necessárias para extrair as cores desejadas. Mas e se eu lhe disser que existe uma forma bem mais fácil de realizar este processo, diretamente pela câmera do iPhone?
É a isso que se propõe o aplicativo Cone, do desenvolvedor Kushagra Agarwal — que, curiosamente, é daltônico (mas não se preocupem, o app é bastante fiel).
A interface do aplicativo para smartphones da Maçã é refinada, mas absolutamente simples e intuitiva: ao abri-lo, o usuário se depara com a visualização da câmera do aparelho e o app já começa a fazer a pré-visualização de todas as cores na cena. Para detectar uma cor específica, basta tocar nela; o Cone irá, então, fornecer o código HEX dela, bem como a cor mais próxima na famosa (e amplamente utilizada) escala Pantone.
Se o cenário que você deseja capturar está em movimento, o app oferece também, naturalmente, a opção de congelar a imagem (ou, essencialmente, tirar uma foto) para analisar tudo em detalhes, sem pressa. Posteriormente, é possível criar paletas para cada cor salva e compartilhar tudo facilmente para o Sketch ou para o Photoshop através do recurso de Continuidade, caso você esteja no iOS 10 e tenha um Mac rodando o macOS Sierra.
Claro, não estamos falando aqui de uma ferramenta profissional — afinal, o gargalo da precisão do aplicativo está na câmera do aparelho e na sua suscetibilidade a apresentar resultados diferentes de acordo com a luminosidade do ambiente e outros fatores. Ainda assim, ele pode ser uma pequena mão na roda para capturas rápidas e que não exijam precisão absoluta nos resultados.
O Cone está disponível na App Store por US$2. Se você é da área do design, vale a pena conferir!
via The Loop