Cobrimos esse problema pela primeira vez há quase um ano, ainda na época do iPhone 6s. Um tempo depois voltamos a tratar do caso, informando que a Apple realmente havia decidido não trocar os aparelhos afetados alegando “dano cosmético” — o que, obviamente, levou vários a recorrerem à justiça.
Demorou muito, mas temos boas notícias. A Apple finalmente passou a reconhecer oficialmente o problema de oxidação nas carcaças de iPhones e abriu um programa de qualidade interno, mais ou menos como um “recall”.
Resumidamente: sim, se você tem um iPhone com a carcaça oxidando/pintura descascando (aka #PeelGate
) poderá agora trocá-lo gratuitamente numa Apple Store ou num Centro de Serviço Autorizado Apple, mesmo se o aparelho já estiver fora da garantia. Segundo feedbacks que recebemos, porém, os AASPs ainda não estão informados do programa.
A parte chata é que, ao menos por ora, o programa de qualidade parece abranger apenas iPhones 6s/6s Plus. E isso é um problema pois, como relatamos aqui no site há alguns meses, já existem alguns poucos casos de donos de iPhones 7/7 Plus com o mesmíssimo problema.
Ainda assim, o mais difícil já foi conquistado — que é a Apple admitir o problema e tomar providências para resolver os casos de clientes sem empurrar a culpa para eles ou muito menos dar esse veredito inadmissível de “dano cosmético”. Agora é só aguardar o programa de qualidade ser estendido para outros modelos, também — inclusive Apple Watches, que utilizam o mesmo alumínio de série 7000.
O MacMagazine aguarda um posicionamento oficial da assessoria de imprensa da Apple Brasil sobre o assunto. Se recebermos, atualizaremos esta matéria.
dica do Lucas Alves
Atualização 30/05/2017 às 19:31
Recebemos inúmeros feedbacks de leitores nestas pouco mais de 24 horas desde a publicação original do post, e é uma vergonha como o 0800 da Apple Brasil ainda passa informações discrepantes a depender de quem lhe atende.
No geral, ao contrário do que apuramos com fontes e com o próprio 0800(!), os atendentes agora estão dizendo que *não* há um programa de qualidade aberto. Ainda assim, praticamente todas as solicitações de clientes estão sendo atendidas/avaliadas, a partir do pedido de envio de relatos e fotos dos aparelhos por email.
Como este é um caso bem delicado, mesmo se um recall público vier a ser anunciado futuramente pela Apple, ainda assim cada caso terá que ser analisado separadamente por especialistas da empresa antes de a troca ser aprovada porque há, naturalmente, certos casos que não se aplicam como defeito de fabricação.
Se você tem um iPhone 6s/6s Plus com este problema, corra atrás dos seus direitos e não desista caso um atendente do 0800 negue a sua reclamação numa primeira tentativa.