O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

iPhone descascando

Apple finalmente abre programa de qualidade interno para trocar iPhones com defeito de oxidação na carcaça [atualizado]

Cobrimos esse problema pela primeira vez há quase um ano, ainda na época do iPhone 6s. Um tempo depois voltamos a tratar do caso, informando que a Apple realmente havia decidido não trocar os aparelhos afetados alegando “dano cosmético” — o que, obviamente, levou vários a recorrerem à justiça.

Publicidade

Demorou muito, mas temos boas notícias. A Apple finalmente passou a reconhecer oficialmente o problema de oxidação nas carcaças de iPhones e abriu um programa de qualidade interno, mais ou menos como um “recall”.

Resumidamente: sim, se você tem um iPhone com a carcaça oxidando/pintura descascando (aka #PeelGate) poderá agora trocá-lo gratuitamente numa Apple Store ou num Centro de Serviço Autorizado Apple, mesmo se o aparelho já estiver fora da garantia. Segundo feedbacks que recebemos, porém, os AASPs ainda não estão informados do programa.

A parte chata é que, ao menos por ora, o programa de qualidade parece abranger apenas iPhones 6s/6s Plus. E isso é um problema pois, como relatamos aqui no site há alguns meses, já existem alguns poucos casos de donos de iPhones 7/7 Plus com o mesmíssimo problema.

Ainda assim, o mais difícil já foi conquistado — que é a Apple admitir o problema e tomar providências para resolver os casos de clientes sem empurrar a culpa para eles ou muito menos dar esse veredito inadmissível de “dano cosmético”. Agora é só aguardar o programa de qualidade ser estendido para outros modelos, também — inclusive Apple Watches, que utilizam o mesmo alumínio de série 7000.

Publicidade

O MacMagazine aguarda um posicionamento oficial da assessoria de imprensa da Apple Brasil sobre o assunto. Se recebermos, atualizaremos esta matéria.

dica do Lucas Alves

Atualização 30/05/2017 às 19:31

Recebemos inúmeros feedbacks de leitores nestas pouco mais de 24 horas desde a publicação original do post, e é uma vergonha como o 0800 da Apple Brasil ainda passa informações discrepantes a depender de quem lhe atende.

Publicidade

No geral, ao contrário do que apuramos com fontes e com o próprio 0800(!), os atendentes agora estão dizendo que *não* há um programa de qualidade aberto. Ainda assim, praticamente todas as solicitações de clientes estão sendo atendidas/avaliadas, a partir do pedido de envio de relatos e fotos dos aparelhos por email.

Como este é um caso bem delicado, mesmo se um recall público vier a ser anunciado futuramente pela Apple, ainda assim cada caso terá que ser analisado separadamente por especialistas da empresa antes de a troca ser aprovada porque há, naturalmente, certos casos que não se aplicam como defeito de fabricação.

Se você tem um iPhone 6s/6s Plus com este problema, corra atrás dos seus direitos e não desista caso um atendente do 0800 negue a sua reclamação numa primeira tentativa.

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Steve Wozniak

Steve Wozniak acha que a Tesla, não a Apple, será a empresa que trará a "próxima grande novidade"

Próximo Artigo
Ícone - iMovie para Mac

Updates recentes na App Store: iMovie, Final Cut Pro, Google Fotos, Overcast e mais!

Posts Relacionados