Nos últimos anos, o Grupo Herval construiu a maior rede de revendas Apple no Brasil com a sua marca iPlace. São inúmeras Apple Premium Resellers espalhadas pelo país, além de lojas menores iPlace Mobile criadas a partir da aquisição da rede MyStore no fim de 2015.
Várias dessas APRs da iPlace possuem áreas — normalmente na parte dos fundos — designadas à operação de assistência técnica ou, como a Apple prefere chamar, Centro de Serviço Autorizado (Apple Authorized Service Provider, ou AASP).
Não sabemos exatamente desde quando, mas toda a operação de assistências técnicas da iPlace foi encerrada ou, no mínimo, suspensa temporariamente. A informação foi confirmada ao MacMagazine pela Apple Brasil e também consta no próprio site da iPlace:
Quem fizer uma busca por Centros de Serviço Autorizados no site da Apple Brasil também não encontrará a iPlace listada em lugar nenhum.
Em contato com a assessoria de imprensa da iPlace, o MacMagazine obteve a seguinte declaração:
A iPlace junto à Apple estão reavaliando alguns pontos de assistência técnica devido à expansão de novas lojas.
É uma frase um tanto quanto vaga, e ela não deixa claro se houve algum problema que forçou a Apple Brasil a descredenciar a iPlace como AASP ou se foi realmente uma decisão comercial/estratégica tomada pelo próprio Grupo Herval. Ainda não conseguimos afirmar, também, se esta situação é temporária ou definitiva.
No fim do ano passado, a iPlace abriu novas lojas em São Paulo e em Salvador. São hoje, no total, 109 filiais espalhadas por 22 Estados brasileiros.
dica do Elisandro Oliveira