A Apple anunciou hoje que o Swift Playgrounds (aplicativo de programação educacional para iPads) oferecerá uma nova maneira de aprender a codificar usando robôs, drones e instrumentos musicais.
A empresa está trabalhando com os principais fabricantes de dispositivos para facilitar a conexão com robôs habilitados para Bluetooth no aplicativo Swift Playgrounds, permitindo que as crianças programem e controlem dispositivos populares como LEGO MINDSTORMS Education EV3, Sphero SPRK +, drones da Parrot (Mambo, Rolling Spider e Airborne) e muito mais. A atualização do Swift Playgrounds 1.5 estará disponível na App Store a partir desta segunda-feira, 5 de junho (início da Worldwide Developers Conference 2017).
Mais de 1 milhão de crianças e adultos de todo o mundo já estão usando Swift Playgrounds para aprender os fundamentos da programação com Swift de forma divertida e interativa. Agora eles podem ver instantaneamente o código que eles criam e controlar diretamente seus robôs, drones e instrumentos favoritos através dos Swift Playgrounds. É uma maneira incrivelmente emocionante e poderosa de aprender.
—Craig Federighi, vice-presidente sênior de engenharia de software da Apple.
Eia alguns dos produtos que podem ser controlados com o app Swift Playgrounds:
Esben Stærk Jørgensen, presidente da LEGO Education, também comentou sobre a parceria:
Hoje estamos combinando esforços com a Apple para oferecer a ainda mais estudantes em todo o mundo a oportunidade de aprender a programar. Estamos juntando os conhecidos tijolos LEGO e a nossa abordagem prática para a aprendizagem lúdica encontrada em LEGO MINDSTORMS Education EV3 com a plataforma de aprendizagem poderosa do Swift Playgrounds, então agora qualquer um pode programar sua criação LEGO MINDSTORMS com o verdadeiro código Swift.
O legal dessa iniciativa é que, ao conectar o app Swift Playgrounds a dispositivos habilitados para Bluetooth (como robôs e drones), as crianças passam a mover objetos físicos de verdade em vez de controlar apenas o comportamento de elementos virtuais na tela do iPad.
Como tudo dentro da Apple, a ideia é que qualquer criança tenha acesso a esse tipo de ensinamento. Para isso, a equipe de acessibilidade participou do projeto, garantindo que tudo seja acessível para todos. “É algo de que estamos orgulhosos”, disse Cheryl Thomas, vice-presidente da Apple de operações de engenharia de software.
Alguns jornalistas foram convidados pela Apple para ver como tudo funciona de perto, e o Engadget mostrou um pouco disso no vídeo abaixo:
O Swift Playgrounds não requer nenhum conhecimento de programação para começar. Assim, crianças e adultos aprendem a programar ao completar lições e desafios de codificação. Agora, com a capacidade de programar e controlar robôs, drones e instrumentos musicais, obviamente tudo se tornará ainda mais divertido.
Assim como as informações relacionadas à App Store que a empresa anunciou hoje, esta seria facilmente uma notícia que poderia ser comentada na durante a keynote de abertura da WWDC 2017. Contudo, parece que teremos tantas coisas para discutir nessas possíveis ~2h de evento que a Apple já está soltando algumas informações relevantes antes.
Independentemente de o anúncio vir através de um comunicado para a imprensa ou na apresentação inaugural do evento, estamos falando de algo muito bacana e que, sem dúvida, instigará ainda mais as crianças a brincarem de código e se inserirem nesse universo incrível.
via The Loop