O melhor pedaço da Maçã.

Crianças em breve poderão controlar robôs, drones e instrumentos musicais pelo app Swift Playgrounds

Swift Playgrounds 1.5, agora com possibilidade de controlar robôs, drones e mais!

A Apple anunciou hoje que o Swift Playgrounds (aplicativo de programação educacional para iPads) oferecerá uma nova maneira de aprender a codificar usando robôs, drones e instrumentos musicais.

Publicidade

A empresa está trabalhando com os principais fabricantes de dispositivos para facilitar a conexão com robôs habilitados para Bluetooth no aplicativo Swift Playgrounds, permitindo que as crianças programem e controlem dispositivos populares como LEGO MINDSTORMS Education EV3, Sphero SPRK +, drones da Parrot (Mambo, Rolling Spider e Airborne) e muito mais. A atualização do Swift Playgrounds 1.5 estará disponível na App Store a partir desta segunda-feira, 5 de junho (início da Worldwide Developers Conference 2017).

Mais de 1 milhão de crianças e adultos de todo o mundo já estão usando Swift Playgrounds para aprender os fundamentos da programação com Swift de forma divertida e interativa. Agora eles podem ver instantaneamente o código que eles criam e controlar diretamente seus robôs, drones e instrumentos favoritos através dos Swift Playgrounds. É uma maneira incrivelmente emocionante e poderosa de aprender.

Craig Federighi, vice-presidente sênior de engenharia de software da Apple.

Eia alguns dos produtos que podem ser controlados com o app Swift Playgrounds:

Esben Stærk Jørgensen, presidente da LEGO Education, também comentou sobre a parceria:

Publicidade

Hoje estamos combinando esforços com a Apple para oferecer a ainda mais estudantes em todo o mundo a oportunidade de aprender a programar. Estamos juntando os conhecidos tijolos LEGO e a nossa abordagem prática para a aprendizagem lúdica encontrada em LEGO MINDSTORMS Education EV3 com a plataforma de aprendizagem poderosa do Swift Playgrounds, então agora qualquer um pode programar sua criação LEGO MINDSTORMS com o verdadeiro código Swift.

O legal dessa iniciativa é que, ao conectar o app Swift Playgrounds a dispositivos habilitados para Bluetooth (como robôs e drones), as crianças passam a mover objetos físicos de verdade em vez de controlar apenas o comportamento de elementos virtuais na tela do iPad.

Como tudo dentro da Apple, a ideia é que qualquer criança tenha acesso a esse tipo de ensinamento. Para isso, a equipe de acessibilidade participou do projeto, garantindo que tudo seja acessível para todos. “É algo de que estamos orgulhosos”, disse Cheryl Thomas, vice-presidente da Apple de operações de engenharia de software.

Alguns jornalistas foram convidados pela Apple para ver como tudo funciona de perto, e o Engadget mostrou um pouco disso no vídeo abaixo:

Publicidade

YouTube video

O Swift Playgrounds não requer nenhum conhecimento de programação para começar. Assim, crianças e adultos aprendem a programar ao completar lições e desafios de codificação. Agora, com a capacidade de programar e controlar robôs, drones e instrumentos musicais, obviamente tudo se tornará ainda mais divertido.

Assim como as informações relacionadas à App Store que a empresa anunciou hoje, esta seria facilmente uma notícia que poderia ser comentada na durante a keynote de abertura da WWDC 2017. Contudo, parece que teremos tantas coisas para discutir nessas possíveis ~2h de evento que a Apple já está soltando algumas informações relevantes antes.

Publicidade

Independentemente de o anúncio vir através de um comunicado para a imprensa ou na apresentação inaugural do evento, estamos falando de algo muito bacana e que, sem dúvida, instigará ainda mais as crianças a brincarem de código e se inserirem nesse universo incrível.


Ícone do app Swift Playgrounds
Swift Playgrounds de Apple
Compatível com iPads
Versão 4.4.1 (1.1 GB)
Requer o iPadOS 16.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

via The Loop

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Na onda do Zuck: Microsoft copia Snapchat e outros apps com o novo design do Skype

Próx. Post

App “A Fábrica de Robôs”, da Tinybop, está agora de graça por uma semana!

Posts Relacionados