O melhor pedaço da Maçã.

Segundo IDC, Apple caiu para o quarto lugar em vendas de computadores nos Estados Unidos

Pelo jeito, o declínio nas vendas de computadores em relação ao trimestre anterior fez a Apple cair da posição de terceira maior em vendas de computadores nos Estados Unidos, de acordo com o IDC. Estimativas feitas pela consultoria revelam que a Maçã vendeu 1,246 milhão de Macs no país durante o quarto trimestre de 2008 — ou 7,2% do total vendido no período. O crescimento da Apple também foi bem menor do que estávamos habituados a ver: 7,5%, em relação ao quarto trimestre de 2007.

Publicidade

Família de Macs

Contudo, a Acer continuou vendendo bem: cerca de 2,074 milhões de PCs durante o trimestre passado, ou quase 12% do total vendido no período. Ela foi a empresa que mais progrediu em vendas no meio da crise, graças a sua grande oferta de computadores de baixo custo. Diante desses fatores, ela conseguiu tirar a Apple do terceiro lugar.

As duas maiores empresas do ramo nos Estados Unidos — Dell e HP — não tiveram mudanças significativas nas vendas, mas a Dell, em especial, caiu consideravelmente em relação ao quarto trimestre de 2007: 16,4%. A HP também vendeu menos em relação ao ano anterior: 3,3%. Mas o total vendido por cada uma delas se aproximou ainda mais.

Vendas de PCs no quarto trimestre de 2008

Nos resultados anuais, porém, os números são mais favoráveis para a Apple, apesar de o posicionamento das cinco maiores nos Estados Unidos ter ficado exatamente igual. Ela vendeu 5,26 milhões de Macs no país durante o ano de 2008, crescendo 25,7% em relação a 2007. Enquanto ela representou 7,7% do total vendido durante o ano, a Acer também conseguiu supera-lá nesse ponto, com 9,1%.

Vendas de PCs no ano de 2008

O maior desafio da Apple para 2009 é tentar oferecer os seus computadores a preços mais competitivos para venda. Mas, no momento, os únicos que atendem a esse quadro de uma forma considerável são o Mac mini e o MacBook branco. O notebook mais barato da Apple (e o mais vendido) ainda mantém um bom custo/benefício, enquanto o Mac mini já não recebe atualizações há bastante tempo. Assim, o jeito é esperar por boas notícias nesse sentido para o mês de fevereiro.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Hacker envia carta à Microsoft

Próx. Post

“Enviar & Arquivar” é mais uma novidade do Google no Labs do Gmail

Posts Relacionados