O mundo das videoaulas e tutoriais na internet relacionados ao universo do desenvolvimento iOS é extremamente vasto, mas apresenta um desafio extra para os desenvolvedores (ou entusiastas) brasileiros que não tenham uma boa afinidade com outros idiomas. Caso você não tenha o inglês totalmente afiado na ponta da língua, ficará muito difícil usufruir de grande parte desse conteúdo disponível na rede.
Felizmente, alguns profissionais e estudantes da área têm realizado esforços no sentido de trazer estes conteúdos para a língua portuguesa e, neste campo, alunos e professores da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro têm tirado nota dez: eles são os responsáveis por um canal no YouTube que traz uma série de videoaulas aprofundadas sobre uma série de aspectos da arte de desenvolver para o sistema operacional móvel da Apple.
O projeto começou no fim de 2016, quando o professor Andrew Costa, do Programa de Formação para Desenvolvimento iOS do Centro Técnico-Científico da PUC-Rio, percebeu que seus alunos estavam rendendo muito mais ao estudarem por tutoriais em vídeo produzidos pelo próprio, totalmente em português — já que quase todo o conteúdo existente para estudo estava disponível somente no inglês. A partir daí, o professor desafiou os alunos a repetirem a sua iniciativa, criando videoaulas próprias sobre os mais variados temas do universo iOS.
O resultado está aí: até o momento, já estão no canal vídeos sobre temas como CloudKit, Core Animation, TestFlight, HomeKit, Swift e mais; a expectativa é que este número cresça com o tempo e que, com o reconhecimento da iniciativa, mais alunos e voluntários participem do projeto enviando suas próprias videoaulas para consumo geral.
Além do canal no YouTube, os alunos e professores criaram também o DEV PUC-Rio, um aplicativo para a Apple TV o qual permite que o usuário encontre as videoaulas facilmente, organizadas por tema e com um campo de busca, e assista a tudo diretamente da tela grande sem que seja necessário entrar no ambiente altamente distrativo — e um tanto quanto confuso — do app do YouTube.
Parabéns a todos pela iniciativa e continuem com o ótimo trabalho, pessoal! 🙂