Você sabia? Considerando uma aposta mínima, um indivíduo tem uma chance em 50 milhões de acertar os números do prêmio máximo da loteria da Caixa Econômica Federal — ou seja, ganhar na Mega-Sena é aproximadamente 166 vezes mais difícil que ser atingido por um raio durante toda a sua vida. Ainda assim, milhões e milhões de brasileiros apostam fielmente na loteria, semana a semana.
Apesar de, pessoalmente, não ser adepto da prática, de forma nenhuma eu os condeno: jogar na Mega-Sena é, muito mais do que uma tentativa de enriquecer — qualquer um que tente ganhar dinheiro por esse meio está obviamente fadado ao fracasso —, simplesmente um jogo, um elemento de mínima excitação em meio ao marasmo da vida cotidiana; é, de certa forma, algo a se esperar, mesmo que (quase) nunca venha.
Findada a sessão filosófica do dia, vamos às considerações práticas: se você joga na Mega-Sena, certamente tem o hábito de, todo dia de sorteio, conferir fielmente o site da CEF para verificar se o raio caiu 166 vezes na sua cabeça, ou melhor, se você está milionário. Mas e se eu disser que há uma forma mais fácil e basicamente automática de saber no primeiro momento se a sorte finalmente sorriu para você? Porque é exatamente esta a proposta do app Ganhei?.
Criado pelo desenvolvedor Aurélio Carlos Prado Silva, o aplicativo apresenta um funcionamento bastante simples, baseado em três abas: na primeira, denominada Sorteios, estão listados todos os sorteios recentes da Mega-Sena em ordem cronológica, com as dezenas sorteadas e a informação sobre vencedores (ou se o prêmio acumulou, se for o caso). A segunda aba chama-se Meus jogos e, como era de se esperar, permite que o usuário cadastre suas próprias apostas para verificação posterior.
É aqui que mora o pulo do gato: o Ganhei? permite que você registre seus jogos simplesmente tirando uma foto do recibo; a partir dela, o app detecta automaticamente as dezenas apostadas e guarda tudo no sistema automaticamente. Uma vez cadastrados os seus jogos, o aplicativo notifica automaticamente o usuário quando o sorteio for realizado e informa-lhe quantos números ele acertou (caso haja algum, naturalmente) — ou seja, caso você tenha ganho alguns milhões, poderá saber disso basicamente no exato instante em que a loteria federal sortear as bolinhas premiadas.
Na terceira aba, Ajustes, é possível escolher se o aplicativo notificará o usuário de todos os sorteios realizados, somente daqueles com jogo cadastrado ou somente de sorteios cujo prêmio seja maior que R$20 milhões (ganhar menos que isso, creio eu, deve ser bem frustrante, não?). É nela também que é possível comprar a versão “PRO” do aplicativo, disponível via uma In-App Purchase de US$1 e que libera o recurso das notificações, bem como permite que você cadastre vários jogos para um único sorteio.
O Ganhei? tem versões para iPhone ou iPad, é compatível com o iOS 10 ou superior e está disponível gratuitamente na App Store. Boa sorte! 😛
Promoção-relâmpago: concorra a 3 promo codes da versão “PRO” do Ganhei?!
Felizmente, o relâmpago aqui é puramente figurativo e as chances de você ganhar são bem maiores que uma em 50 milhões. Para ganhar um código promocional da versão “PRO” do Ganhei?, basta correr abaixo nos comentários e gritar “Eu quero!” — os três primeiros a fazê-lo receberão o promo code por meio dos seus emails cadastrados no Disqus. Se a sua rapidez for recompensada, é possível resgatar o prêmio por meio deste link.
Mais uma vez, pois nunca é demais: boa sorte!