O melhor pedaço da Maçã.

Mozilla oficializa chegada do sistema de múltiplos processos na versão 54 do Firefox

Consumo de memória entre navegadores

Apesar de não ter hoje em dia a mesma relevância/popularidade de outrora, o Firefox continua com um grupo bastante fiel de usuários e a Mozilla como um todo mantém uma forte influência na definição de padrões para a web. Mesmo não sendo o navegador preferido da maioria dos usuários, o Firefox sem dúvida nenhuma contribui muito para a web estar como está atualmente.

Publicidade

Na sua versão 52, ele implementou suporte à tecnologia WebAssembly — que chegará ao Safari na sua versão 11.0, do macOS High Sierra. A 54, lançada ontem, é também bastante relevante — mas, desta vez, é a Mozilla tirando o atraso em relação às suas concorrentes.

O Firefox 54 oficializa a chegada de um sistema de múltiplos processos (e10s-multi, também conhecido como Electrolysis) ao navegador da Mozilla, que já estava em testes há algumas versões com um grupo seleto de usuários.

Consumo de memória entre navegadores

Conforme mostra o gráfico acima, testes da Mozilla indicam que o Firefox agora consome bem menos memória que seus concorrentes — seja no Windows, no macOS ou no Ubuntu. Todavia, em alguns testes rápidos por aqui, pelo menos, não senti esse benefício prático ainda, não. Continua beeem pesadão…

Publicidade

Pior: uma extensão indispensável para mim, a do gerenciador de senhas 1Password, ainda não utiliza os últimos frameworks do Firefox, e por isso, quando instalada, desativa o sistema multi-processos do navegador (claro que eu o testei com ela desativada também). A desenvolvedora AgileBits afirma estar trabalhando numa nova versão compatível, mas por ora não dá previsão de lançamento.

Ademais, o Firefox 54 também vem com um botão e painel de status de downloads simplificados, várias correções de segurança, melhorias gerais para desenvolvedores, etc. Ele pode ser baixado imediatamente aqui.

via VentureBeat

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Ofertas do dia na App Store: CityMaps2Go Pro, Mojidog, MonthlyCal e mais!

Próx. Post

Fornecedoras “confirmam” que o “iPhone 8” será à prova d’água, terá câmera 3D e carregamento sem fio

Posts Relacionados