O melhor pedaço da Maçã.

Enquanto Tim Cook participa de reunião com o primeiro-ministro indiano, Foxconn procura local para a sua primeira fábrica nos EUA

Narendra Modi com Tim Cook, Jeff Bezos (Amazon), Sundar Pichai (Google) e outros executivos do setor tecnológico
Reunião do primeiro-ministro indiano Narendra Modi com Tim Cook e outros executivos

O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, está nos Estados Unidos com o objetivo principal de falar sobre, adivinhem, tecnologia. Para tal, o líder reuniu-se no último domingo (25/6) com uma série de altos-executivos das principais companhias do ramo em Washington, D.C., e falou sobre as novas oportunidades oferecidas pela Índia aos interessados em expandirem suas operações por lá.

Publicidade

Dentre os participantes da reunião, claro, estava um certo CEO de nome Tim Cook — cuja companhia tem um olho deveras adiposo no pujante mercado do sul da Ásia.

Reunião do primeiro-ministro indiano Narendra Modi com Tim Cook e outros executivos
Narendra Modi com Tim Cook, Jeff Bezos (Amazon), Sundar Pichai (Google) e outros executivos do setor tecnológico

No momento, o governo de Modi está implementando uma série de mudanças nas políticas protecionistas da Índia para atrair o investimento de empresas estrangeiras no país, e este foi um ponto repetidamente ressaltado pelo primeiro-ministro durante a reunião. Ele ouviu os desejos dos executivos presentes no caso de uma possível incursão de suas companhias em território indiano, e destacou as iniciativas — tanto da sua administração como de empresas e startups — que estão fazendo o seu país tornar-se cada vez mais um pólo tecnológico fortíssimo e convidativo.

Em relação a Cook, não se sabe exatamente quais os termos da sua conversa com Modi, embora não seja difícil deduzir que os dois tenham discutido sobre a presença da Apple no país e a recém-instaurada fábrica de iPhones em território indiano. Aliás, os primeiros iPhones “Assembled in India”, montados por uma sucursal da Wistron no país, já começaram a ser vendidos por lá, embora com os mesmos preços daqueles fabricados em outros países (cerca de ₹27.000, ou R$1.400).

Publicidade

·   •   ·

Enquanto a Apple busca formas de expandir a sua presença em território indiano, uma das suas maiores parceiras está enfim procurando um lugar para se estabelecer no país-natal da empresa de Cupertino. A Foxconn confirmou que está analisando sete Estados americanos para construir a sua primeira fábrica em solo estadunidense — onde serão fabricados principalmente displays e tecnologias relacionadas a nuvem.

Segundo Terry Gou, CEO da Foxconn, os sete Estados no páreo são Ohio, Pensilvânia, Michigan, Illinois, Wisconsin, Indiana e Texas — grupo que o executivo classifica como “o coração do setor de manufatura no país”. Alguma dessas unidades federativas receberá um investimento de cerca de US$10 bilhões para que a parceira da Apple abra o seu complexo de produção local, que supostamente criaria algo em torno de 30.000 a 50.000 empregos.

Publicidade

Gou afirma ainda que a criação de uma fábrica nos Estados Unidos poderia representar um custo ligeiramente elevado na fabricação de peças, mas esses gastos superiores seriam contrabalançados com uma economia nas taxas de envio e nos impostos de importação. Além disso, a iniciativa conta com o apoio do governo Trump, que, desde o seu início, tem tomado medidas para trazer de volta ao solo americano várias atividades de manufatura há décadas transferidas para países asiáticos.

via MacRumors, 9to5Mac

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Carros autônomos utilizados pela Apple são alugados da Hertz

Próx. Post

Apple e Cisco querem oferecer desconto em segurança corporativa para seus clientes

Posts Relacionados