O melhor pedaço da Maçã.
Lua

Apple mostra como tirar fotos da Lua com o iPhone… usando também um telescópio 😜

Lembro-me bem, quando estava ainda iniciando o meu aprendizado de fotografia1Não que eu seja um ás hoje em dia, mas não me considero mais um mero iniciante no assunto., que foi curioso entender o processo de capturar imagens da Lua.

Publicidade

Sem pensar muito, alguém interessado em fotografar a Lua poderia pensar: “Bem, está de noite, tudo escuro, preciso abrir bem o diafragma e quem sabe até aumentar o tempo de exposição.” Ledo engano. A Lua é bem iluminada2Reflexo do Sol, diga-se. e, se você quiser capturá-la com detalhes, precisa justamente fazer o contrário disso.

Mas não é só o ajuste de exposição. Muitos esquecem, mas a Lua está beeem distante de nós e, para capturar uma imagem bacanuda dela, é preciso uma lente com uma boa distância focal. E você não encontrará uma adequada em nenhum smartphone do planeta, ao menos não sem um acessório extra.

Por isso, tomei um susto quando descobri hoje que a Apple publicou há alguns dias, no seu canal do YouTube dos Emirados Árabes Unidos (EAU), um vídeo promovendo a campanha “Clicada com iPhone” (“Shot on iPhone”) justamente com fotos da Lua:

Publicidade

YouTube video

Legal demais, né? Só que esse é um dos vídeos que o “Additional hardware used” que aparece ali no fim, em cinza, muda… tudo.

Explico: a campanha não é à toa, nem onde e quando ela está sendo realizada. A Apple convidou cinco fotógrafos amadores para passar 21 noites(!) num deserto dos EAU capturando as mais diversas imagens da Lua, em comemoração ao Eid al-Fitr.

O detalhezinho é que, para conseguirem capturar imagens tão belas, eles estavam equipados com um telescópio (pode rir). E, aliás, a própria Apple está promovendo a venda de um na página da campanha, no seu site árabe.

Celestron Travelscope 70 Telescope

Trata-se do Celestron Travelscope 70 Telescope, que é integrado ao app Celestron SkyPortal para iOS. O brinquedinho custa 419 Dirham dos Emirados, equivalente a R$380.

Publicidade

Aí sim, com um desses, a Apple explica como tirar fotos da Lua usando o iPhone:

Publicidade

YouTube video

Ele segue uma linha recente que já conta com trocentos vídeos trazendo inúmeras dicas de fotografia com o iPhone. O problema, como falei, é que nesse caso não basta saber só como desligar o flash, focar e como ajustar a exposição. 😜

Ainda assim, bem bacana.

Notas de rodapé

  • 1
    Não que eu seja um ás hoje em dia, mas não me considero mais um mero iniciante no assunto.
  • 2
    Reflexo do Sol, diga-se.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Ofertas do dia na App Store: Trimaginator, Pixomatic, Star Wars, Civilization e mais!

Próx. Post

MacMagazine no Ar #236: S. Forstall e a criação do iPhone, loja em Brasília, Foxconn, betas públicas, recarga rápida/sem fio no “iPhone 8” e mais!

Posts Relacionados