O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Em breve, publicações supostamente poderão cobrar leitores e exibir anúncios próprios no Apple News (lembra dele?)

Apple News

Sabe o Apple News? É possível que não, considerando que a Maçã ainda não se deu ao trabalho de trazer a sua plataforma de notícias ao Brasil mesmo quase dois anos após o seu lançamento — de fato, ainda hoje, só Estados Unidos, Austrália e Reino Unido podem usufruir do serviço. Façamos, portanto, uma breve reintrodução: o aplicativo chegou, no iOS 9, como uma resposta nativa ao Flipboard e outros agregadores de conteúdo; um ano depois, recebeu um belo banho de loja e tornou-se bem mais bonito e completo, vendo sua adoção subir numa taxa deveras saudável.

Publicidade

É possível, com uma pequena gambiarra, usar o News no Brasil, mas para isso você terá que alterar (nos Ajustes) a região do seu iGadget para os EUA — o que trará uma série de outros contratempos que, no final, fazem com que o processo não valha a pena.

Enfim: o que eu quero dizer é que, enquanto nós ainda aguardamos para receber oficialmente a plataforma de notícias da Apple, Tim Cook e sua turma já discutem lá pelas bandas de Cupertino formas de fazer o serviço tornar-se mais atrativo para as publicações que ainda não aderiram a ele. E, segundo o Advertising Age, duas ideias podem ser aplicadas no produto já nos próximos meses como parte desta iniciativa.

Apple News

De acordo com a reportagem, a Apple está planejando oferecer às publicações uma maior flexibilidade na plataforma, o que virá com a permissão para que elas introduzam no seu conteúdo publicidade própria com tecnologia de terceiros, como o Google DoubleClick for Publishers. Com isso, jornais, revistas e sites que publiquem no Apple News poderão obter, das visualizações de conteúdo obtidas por meio da plataforma, o mesmo lucro que obtêm das suas outras formas de distribuição.

Publicidade

É possível que a Maçã também passe a permitir a cobrança de “micropagamentos” aos leitores — desta forma, conteúdos pagos poderiam passar a fazer parte do News, ou as publicações poderiam oferecer conteúdo livre de publicidade aos usuários que pagassem uma pequena quantia para tal — uma prática que já é comum em alguns sites e blogs.

Atualmente, o News é conhecido por sua natureza fechada e limitadora — as publicações que queiram entrar na plataforma precisam adequar-se às regras estritas da Maçã e sentirem-se satisfeitas com isso, o que, possivelmente, está afastando alguns nomes importantes do negócio. Com as possíveis mudanças, a plataforma pode tornar-se mais atrativa e, por conseguinte, ganhar mais visibilidade.

Publicidade

Será que aí, finalmente, a Apple se dará ao trabalho de lançá-la em mais países? Vamos ter que aguardar para ver.

via Cult of Mac

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
iCloud Drive do macOS Sierra num MacBook ao lado do app rodando em iPad e iPhone

Os testes com o iOS 10.3.3 e o macOS Sierra 10.12.6 continuam, ambos agora em suas sextas versões beta [atualizado 3x: tvOS 10.2.2]

Próximo Artigo
Logo da Apple feito com dinheiro

Resultados financeiros do terceiro trimestre fiscal da Apple serão divulgados em 1º de agosto

Posts Relacionados