A Apple é líder inquestionável do segmento de tablets desde que basicamente o criou com o lançamento do primeiro iPad, em 2010. Foram raros, os momentos em que alguma outra fabricante ameaçou tirar a Maçã do topo, e tal previsão nunca se tornou real. Bom, se os dados da mais recente pesquisa da IDC servirem de algo, o status quo manter-se-á por mais um longo tempo.
A firma concentrou-se no desempenho global do mercado de tablets ao longo do segundo trimestre de 2018 e constatou que o segmento, no geral, continua em queda — queda essa, aliás, que se estende ao longo dos últimos dois anos. No último trimestre, o tombo foi de 13,5% em relação ao mesmo período do ano passado, com 33 milhões de unidades despachadas ao redor do mundo.
Nesse cenário não muito animador, só duas empresas curvaram a regra e apresentaram crescimento no mercado. A Apple foi uma delas: com 11,5 milhões de iPads despachados no segundo trimestre, Cupertino viu um crescimento de 0,9% na comparação ano a ano e sua fatia de mercado saltou dos quase 30% para quase 35% — mantendo-se, assim, líder isolada entre as fabricantes.
A outra empresa que subiu no período foi a Huawei, que teve um crescimento de 7,7% na comparação ano a ano; ainda assim, as 3,4 milhões de unidades de tablets despachadas pela chinesa não foram suficientes para destituir a vice-liderança da Samsung, que despachou 5 milhões de dispositivos no mesmo período (uma queda pronunciada de 16,1% em relação ao segundo trimestre de 2017).
Completando o ranking, Lenovo e (principalmente) Amazon viram o desempenho no segmento também despencar; por conta disso, a Microsoft — que despachou pouco mais de 1 milhão de dispositivos Surface no último trimestre — pode entrar no Top 5 num futuro próximo.
A IDC colocou a liderança da Apple como parte de uma estratégia unificada de melhorar o iOS para os usuários de tablets, continuar atualizando seus produtos e focar cada vez mais no pujante segmento de educação.
Será que o lançamento dos possíveis novos iPads Pro sem bordas no segundo semestre vai alavancar ainda mais a posição de Cupertino nessa batalha? Teremos que aguardar para ver.
de Apple
Preço à vista: a partir de R$ 4.499,10
Preço parcelado: em até 12x de R$ 416,58
Cores: cinza espacial, prateado, dourado ou ouro rosa1Disponível apenas no modelo de 10,5″. Capacidades: 64 GB, 256 GB ou 512 GB
Lançamento: junho de 2017
Notas de rodapé
- 1Disponível apenas no modelo de 10,5″.