O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Microsoft usa inteligência artificial para o bem maior com o app Seeing AI, que descreve o mundo para deficientes visuais

App Seeing AI

Se você costuma ler meus textos com alguma regularidade, já deve ter me visto diversas vezes fazendo comentários ácidos sobre o uso de tecnologias extremamente promissoras, como a da inteligência artificial, para fins absolutamente fúteis, como um aplicativo que transforma selfies em figurinhas — e, não me entendam mal, o mundo também precisa de leveza e coisas meramente divertidas. O problema é quando o mundo todo se resume a isso e nada de fato socialmente relevante aparece.

Publicidade

Bom, hoje eu mudarei completamente de discurso, porque o aplicativo do qual falaremos agora é um exemplo clássico e admirável da tecnologia servindo à humanidade — e complementando as suas limitações — da melhor forma possível. E ele vem, adivinhem, da Microsoft. Este é o Seeing AI:


Ícone do app Seeing AI
Seeing AI de Microsoft Corporation
Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 4.1.8 (388.9 MB)
Requer o iOS 10.0 ou superior
🇺🇸 Indisponível na App Store brasileira!
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR
Screenshot do app Seeing AIScreenshot do app Seeing AIScreenshot do app Seeing AIScreenshot do app Seeing AIScreenshot do app Seeing AI

O mais novo app a sair da (extremamente frutífera) divisão de Inteligência Artificial de Redmond é, como ele próprio se define, uma “câmera falante para pessoas cegas”. Ou seja, deficientes visuais podem apontar a câmera dos seus iPhones para uma série de elementos e obter descrições em áudio do que está sendo visto. É possível capturar informações de placas na rua, produtos (por meio de seus códigos de barra), pequenos textos ou documentos — o Seeing AI ajuda o usuário até mesmo a posicionar a câmera da melhor forma possível para captura.

A parte mais impressionante, entretanto, é que o app reconhece também pessoas e suas expressões faciais — então é possível “salvar” as pessoas com quem o usuário convive para que elas sejam reconhecidas imediatamente e obter informações aproximadas sobre a idade, gênero e emoções da pessoa apenas por dados capturados no seu rosto. Por fim, o Seeing AI ainda tem um recurso, em prévia inicial, que descreve cenas inteiras capturadas pela câmera, bem como imagens apresentadas em outros aplicativos — basta tocar na opção “Recognize with Seeing AI” (“Reconhecer com o Seeing AI”) no menu de compartilhamento.

Publicidade

O Seeing AI, por enquanto, só está disponível em alguns países — Canadá, Estados Unidos, Hong Kong, Índia, Nova Zelândia e Singapura — e apresenta suporte apenas ao idioma inglês. A promessa da Microsoft, entretanto, é levar a tecnologia o mais rapidamente possível a outros países e idiomas para que todos os usuários sejam contemplados com brevidade.

O aplicativo está disponível gratuitamente na App Store americana, e é compatível com iPhones rodando o iOS 10 ou superior. Belo trabalho, pessoal!

via 9to5Mac

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Família de MacBooks de frente

Primeiras impressões sobre as novas linhas de iMacs, MacBooks e MacBooks Pro com Touch Bar

Próximo Artigo
Google Backup and Sync

Já disponível: ferramenta Backup and Sync, do Google, centraliza o salvamento de fotos e arquivos no Mac

Posts Relacionados