Muitos duvidam ainda que a grande propaganda que a Apple fez na Worldwide Developers Conference (WWDC) 2017 em relação ao Safari 11 seja realmente verdadeira. Considerado pela empresa como “o navegador desktop mais rápido do mundo”, até então isso estava presente apenas na ideia que a Maçã queria passar. Agora, a Macworld mostrou que a constatação é verdadeira.
Ainda na versão beta pública, o navegador anunciado junto ao novo sistema operacional macOS High Sierra se saiu muito bem nos testes de benchmarks ao ser confrontado com o Google Chrome, o Mozilla Firefox e o Opera. O Safari apenas deixou a desejar em um quesito, mas em todos os outros ele surpreendeu!
Ares-6
No Ares-6, os benchmarks utilizam JavaScript para realizar diversos testes. Neste caso, o melhor resultado é o que completa a tarefa no menor tempo. Como podemos ver no gráfico acima, o Safari é o vencedor por concluir o teste em metade do tempo do segundo colocado, o Opera.
JetStream
O JetStream, criado pelo projeto WebKit de código aberto, é outro benchmark baseado em JavaScript. Medindo a performance em pontos (isto é, o melhor é o navegador com mais pontos), o Safari ficou bem à frente, enquanto o Firefox (2º), o Chrome (3º) e o Opera (último) ficaram bem próximos uns dos outros. Essa vantagem não é de se espantar, já que o navegador da Maçã é baseado no WebKit.
Kraken
Em outro teste para medir a performance do JavaScript, foi utilizado o Kraken. Neste, que analisa por milissegundos (isto é, o que demora menos é o vencedor), o Safari também ficou à frente de seus competidores, seguido pelo Firefox, pelo Chrome e, por último, pelo Opera.
Octane
Peacekeeper
O navegador da Apple também ficou à frente em outros testes parecidos, como Octane e Peacekeeper.
MotionMark
Speedometer
O Safari ainda se saiu muito bem em testes como o MotionMark, que analisa a performance das animações nos navegadores, e o Speedometer, que mede a performance das “interações do usuário em aplicativos web”.
WebXPRT
Por fim, o único benchmark no qual o Safari não conseguiu chegar em primeiro foi o WebXPRT, que analisa a performance do navegador ao executar HTML5. Neste, mesmo que todos os navegadores tenham se saído muito bem, o vencedor foi o Firefox. Entretanto, o Safari não ficou tão longe (em segundo lugar, o que é um resultado também impressionante).
· • ·
Vale lembrar novamente que o Safari 11 ainda está em fase beta, o que significa que muita coisa ainda pode ser ajustada. Portanto, a Macworld afirmou que novos testes serão conduzidos quando o sistema operacional tiver sido finalizado. Então, veremos realmente se a sua performance é tão melhor quanto a Apple diz ser. 🚀