O melhor pedaço da Maçã.

iPhone XS dá um banho no XR em performance 4G/LTE

Teste de conectividade do iPhone XS vs. iPhone XR - PCMag

O iPhone XR é basicamente idêntico ao iPhone XS em muitos aspectos, como por exemplo no poder de processamento, no sistema de câmera TrueDepth (frontal) e até mesmo na lente da câmera traseira (ainda que o XS tenha duas, a grande angular é exatamente igual nos dois modelos).

Publicidade

Obviamente, por custar US$250 a menos, é preciso tirar alguma coisa de algum lugar. Uma dessas coisas envolve a conectividade celular do aparelho. Enquanto no XS temos LTE de classe Gigabit com MIMO1Multiple input multiple output, ou entrada múltipla e saída múltipla. 4×4 e LAA2Licensed assisted access, ou acesso assistido licenciado., no XR temos LTE Advanced. E o que isso significa, na prática?

A PCMag realizou um teste (juntamente à Rohde & Schwarz, que forneceu todo o equipamento técnico, e a Cellular Insights, que vem fazendo esse estudo desde o lançamento do iPhone 7) comparando as capacidades de conectividade dos dois aparelhos. E o resultado foi surpreendente.

É claro que, para todo esse hardware fazer efeito, a operadora em questão precisa oferecer suporte a tais tecnologias. Os testes em questão, por exemplo, foram feitos nos EUA utilizando a banda 4 (a mais comum por lá, ainda que muitas outras sejam usadas). Os resultados podem variar a depender do local, da banda utilizada… mas há que se partir de algum ponto — sem falar que um teste completo desses custaria muito dinheiro e levaria muito tempo para ficar pronto.

Publicidade

Analisando o gráfico abaixo, vemos que os iPhones XS e XS Max têm praticamente o mesmo desempenho de rede — as diferenças não são grandes o suficiente para serem comentadas. Já o iPhone XR, por outro lado, parece muito mais com os resultados alcançados pelo iPhone X, que também conta com MIMO 2×2 em vez de 4×4.

Teste de conectividade do iPhone XS vs. iPhone XR - PCMag

É bom notar, como a própria PCMag afirmou, que as velocidades máximas testadas em laboratório nem sempre refletem as do mundo real — afinal, há muitas outras coisas que controlam a velocidade máxima de uma conexão LTE (interferência, perda pelo caminho, etc.). Mas atente-se ao lado direito do gráfico, mais precisamente acima de -120dBm (que são consideradas condições muito fracas, com uma única barra de sinal ou menos). Nessas condições, o 4×4 MIMO realmente faz a diferença!

Teste de conectividade do iPhone XS vs. iPhone XR - PCMag

Ao ampliar as condições de sinal fraco, podemos ver ainda mais a diferença significativa entre os iPhones XS/XS Max e os XR/X. Importante pontuar que existem no mercado dois modelos de iPhone X, um com modem da Qualcomm (X16) e outro com da Intel (XMM7480); no teste acima, a PCMag utilizou o iPhone X com modem da Qualcomm, considerado o melhor (mais sobre isso abaixo).

Teste de conectividade do iPhone XS vs. iPhone XR - PCMag

O mais surpreendente, pelo menos para mim, foi esse teste (acima) no qual eles simularam condições de redes que não trabalham com MIMO 4×4, apenas com 2×2. A primeira coisa que você pensa é que os aparelhos deveriam ter uma performance muito similar. Mas não: mesmo nessas condições, os iPhones XS e XS Max conseguiram um desempenho bastante superior.

Teste de conectividade do iPhone XS vs. iPhone XR - PCMag

Aqui, mais um comparativo — mostrando inclusive a diferença do que o modem da Qualcomm faz no iPhone X em comparação com o da Intel — algo que nós já sabíamos.

Publicidade

·   •   ·

Bons avanços, não é mesmo? Mas vale apenas lembrar um cenário hipotético aqui: se você tem um iPhone XS/XS Max americano (modelos A1920 e A1921), não necessariamente terá uma qualidade de sinal e taxas de download/upload melhores do que o seu antigo iPhone X ou 8 (apenas para ilustrar um cenário). Na teoria, essa seria a realidade, mas tudo depende da banda à qual você estiver conectado. Se você tem um iPhone XS americano e na sua casa a banda com o melhor sinal é a 28 (como sabemos, o modelo americano não oferece suporte a ela), o iPhone X muito provavelmente conseguirá um desempenho melhor (por contar com suporte a essa banda).

É sempre bom esclarecer, porém, que você *continuará* tendo acesso a redes 4G no Brasil com o iPhone XS americano. O que acontecerá (ainda seguindo no exemplo acima) é que o XS terá que se conectar a outra banda, talvez com um sinal não tão bom assim — exatamente por isso, nessa situação específica, o iPhone X poderia conseguir melhores taxas de download/upload.

Todavia, em locais onde as bandas 3 e 7 se fazem presentes (basicamente todas as regiões do Brasil, já que a liberação da banda 28 é algo bem recente), o XS americano conseguirá, sim, taxas melhores.

Notas de rodapé

  • 1
    Multiple input multiple output, ou entrada múltipla e saída múltipla.
  • 2
    Licensed assisted access, ou acesso assistido licenciado.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Investimentos da Apple com P&D e recompra de ações cresceram em 2018

Próx. Post

Vazam possíveis novas complicações para o Apple Watch Series 4

Posts Relacionados