O melhor pedaço da Maçã.
Vício em Smartphones

Uso do celular por americanos está mais frequente que nunca, revela estudo

Parece um movimento automático: você está sem fazer nada e/ou numa situação de tédio e, mecanicamente, põe a mão no bolso ou na bolsa para, em uma questão de minutos, mergulhar numa janela para o mundo mais conhecido como smartphone. Quantas vezes você acha que isso acontece por dia consigo mesmo? Talvez seja difícil de mensurar (ou não, como veremos à frente), mas o fato é um só: a média está subindo rápido.

Publicidade

Como trouxe a CNET, a Deloitte liberou esta semana um estudo focado nos usuários americanos de smartphones e dispositivos móveis e, nele, um dado chama a atenção: a quantidade de vezes em que os estadunidenses checam seus aparelhos por dia está maior que nunca. A média chegou a 52 vezes por dia em 2018 — um salto considerável em relação às 47 vezes de média registradas em 2017.

Os dados começam a tomar ares ainda mais preocupantes quando percebemos que, entre todos os indivíduos entrevistados, 40% admitiram que usam seus smartphones “demais”; 60% dos usuários entre 18 e 34 anos afirmaram ser viciados nos aparelhos. Além disso, 63% dos entrevistados disseram que estão tentando limitar o uso dos dispositivos móveis, mas apenas metade deles está conseguindo — ou seja, o problema é real.

Apesar de os dados se referirem somente aos EUA, onde 85% dos habitantes já possuem um smartphone, não é difícil de presumir que um cenário semelhante esteja se formando no Brasil ou em basicamente qualquer país do mundo. Não é para menos: os famigerados dispositivos móveis, como coloca a própria Deloitte, se transformaram — para o bem e para o mal — numa espécie de epicentro das nossas vidas, onde realizamos tarefas de todos os tipos e naturezas.

Publicidade

Felizmente, as empresas (incentivadas por instituições como a Time Well Spent) têm dado mais atenção a esse fenômeno e incluído formas de monitorar/controlar seu uso de dispositivos móveis nos próprios sistemas operacionais. Nós temos um guia bem completo sobre como usar o Tempo de Uso, do iOS, caso você tenha interesse — ele, inclusive, diz exatamente quantas vezes no dia você checou seu iPhone/iPad, para que você compare seus hábitos com a média dos EUA. Fique à vontade para compartilhar sua média conosco nos comentários.

Tempo de Uso no iOS 12

Ainda segundo a Deloitte, outros segmentos de dispositivos móveis têm a popularidade bem mais branda. O uso de smartwatches cresceu 1% e agora os dispositivos são adotados por 14% dos americanos; os tablets, por sua vez, caíram – 62% dos estadunidenses tinham um em 2017, e agora são 57%. Os alto-falantes inteligentes, por sua vez, cresceram de 12% para 20%.

Em termos de recursos, o uso de assistentes digitais, como a Siri, cresceu 11% em relação a 2017. E os americanos estão ligados nas novas tecnologias: 60% dos entrevistados afirmaram que a inclusão do 5G em seu próximo smartphone é “razoavelmente” ou “muito importante” na decisão da próxima compra — ou seja, é bom a Apple decidir logo que caminho vai tomar nessa história.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Novo dock Thunderbolt da OWC traz 14 portas para todas as situações

Próx. Post

Nova lente de 58mm da Moment traz até 4x de zoom óptico para iPhones

Posts Relacionados