O melhor pedaço da Maçã.

Google Maps ganha navegação interna em realidade aumentada e “rotas ecológicas”

As novidades são restritas a algumas localidades, mas deverão se espalhar em breve

O Google Maps já conta há algum tempo com a Live View, um recurso de navegação a pé por realidade aumentada, mas ele estava disponível apenas para rotas externas. Agora, a gigante de Mountain View resolveu expandir a ferramenta: a navegação AR será disponibilizada também internamente, em grandes estabelecimentos e espaços fechados como aeroportos, estações de trem e shopping centers.

Publicidade

O recurso funciona exatamente como a sua versão para o mundo exterior: basta solicitar a rota a pé até um ponto específico do local onde você esteja, abrir o modo de navegação AR e apontar a câmera para a frente. Uma série de setas e instruções (“vire aqui”, “siga por este caminho”, “desça um andar”) se sobreporão à imagem, permitindo que você chegue ao seu destino de forma muito mais intuitiva.

Novidades no Google Maps

A única notícia ruim é que, por ora, a Live View interna tem disponibilidade limitada: ela está sendo liberada apenas em alguns shopping centers de Chicago, Long Island, Los Angeles, Newark, San Francisco, San Jose e Seattle, todas cidades nos Estados Unidos. Em breve, chegará também a aeroportos e estações de transporte público em Tóquio (Japão) e Zurique (Suíça), com uma expansão mais ampla planejada para o futuro próximo.

Ficamos na torcida para que o recurso seja expandido o mais rápido possível — afinal de contas, mesmo que andar com o celular apontado para a frente não seja lá a coisa mais natural do mundo, ferramentas do tipo serão perfeitas para o futuro dos óculos inteligentes e dispositivos de realidade aumentada.

Mais novidades

Além disso, o Google Maps passará a oferecer em breve uma opção de “rota ecológica” quando você solicitar uma navegação de carro. A alternativa, exibida junto às demais opções já existentes (rota mais rápida, mais curta, sem pedágios, etc.), leva em conta o consumo previsto de combustível do seu carro para oferecer a opção menos danosa ao meio ambiente. O recurso será liberado nos EUA ainda este ano, com disponibilidade global futura.

Novidades no Google Maps

O aplicativo passará, ainda, a alertar quando você estiver dirigindo por zonas de baixa emissão (que não permitem carros os quais emitem uma quantidade de poluentes acima de um certo nível) — alguns países da Europa receberão o recurso já em junho próximo.

O Google oferecerá também uma camada de mapas indicando o clima e a qualidade do ar em cada região; por fim, o aplicativo passará a exibir as diferentes opções de rota (a pé, de carro, transporte público, aplicativo de carona) em uma lista, com informações mais completas.

As novidades deverão ser liberadas globalmente nos próximos meses.


Ícone do app Google Maps
Google Maps de Google
Compatível com iPadsCompatível com iPhonesCompatível com Apple WatchesCompatível com o iMessage
Versão 6.110.0 (278.6 MB)
Requer o iOS 15.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

iPhones têm em média 45GB mais armazenamento que Androids

Próx. Post

Usuário perde R$3,5 milhões em Bitcoins para app falso no iPhone

Posts Relacionados