Mais um domingo, mais uma dica da nossa coluna MM Responde!
A pergunta do dia é: o que fazer quando as fontes não são apresentadas da forma correta no macOS?
Podemos encontrar esse cenário em algumas situações como caixas de alerta/notificações, emails, páginas da internet e outros locais no macOS. Basicamente, o que vemos é isto:
Corrigindo problemas com fontes
Geralmente o problema envolve fontes duplicadas ou corrompidas. A boa notícia é que isso é facilmente resolvido com um aplicativo nativo que você provavelmente nunca usa, o Catálogo de Fontes (Font Book). Você o encontra dentro da pasta Utilitários, que por sua vez fica dentro de pasta Aplicativos.
- Vá em
~/Aplicativos/Utilitários/
e abra o Catálogo de Fontes; - Selecione todas as fontes pelo menu Editar » Selecionar Tudo (
⌘A
); - Depois, clique em Arquivo » Validar Fontes.
De acordo com a quantidade de fontes instaladas no seu sistema, o processo pode levar algum tempo. Assim que concluído, verifique a lista de problemas apresentada, na qual a cor amarela representa problemas pequenos e a vermelha, fontes corrompidas.
No meu exemplo, o sistema encontrou problemas em duas fontes. Se o caso for de duplicadas, você pode resolver de forma automática ou manual. Se a fonte que apresenta problemas for uma que você deseja excluir, basta selecioná-la e depois removê-la.
Reinicie o seu Mac e verifique se o problema foi sanado. Se a resposta for negativa, siga os seguintes passos para restaurar ao modelo de fontes padrão do sistema:
- Abra o aplicativo Catálogo de Fontes;
- Clique em Arquivo » Restaurar Fontes Padrão…;
- Uma mensagem será apresentada, informando que todas as fontes instaladas serão movidas para uma pasta chamada Fontes (Removidas), exceto as originais do sistema, que serão restauradas nas suas formas originais.
Resolvido o problema? 😊
· • ·
Se você procurou resposta no MM Fórum e não encontrou ou se você simplesmente tem alguma sugestão para o MM Responde (selecionaremos uma por vez), é só mandar um email para mim [marcelo arroba nosso domínio] ou falar comigo no Twitter [@marcelodemelo].
Até a próxima! 😉