Você pode até nunca ter ouvido falar do Google AMP (Accelerated Mobile Pages), mas certamente já se deparou com ele em algum canto da internet.
Trata-se de um projeto da gigante de Mountain View que captura o conteúdo de páginas da internet (geralmente, posts de blogs e outros conteúdos textuais) e o apresenta num formato simplificado, pensado especificamente para a experiência móvel e — o mais importante — instantâneo. O Facebook tem uma solução parecida com os seus Instant Articles, mas somente dentro do seu próprio aplicativo.
Entre o público, o projeto AMP desperta reações, apaixonadas ou não, em todos os campos do espectro: há quem o ame, há quem o odeie, há quem nem registre a sua existência. Uma coisa inegável sobre ele, entretanto, é que o simples ato de compartilhar conteúdo fica mais complicado quando se trata de uma página otimizada. O Google, afinal, gera uma URL própria — e nem todos têm a sagacidade de clicar no pequeno ícone de corrente no topo da página para obter o link original da página antes de a espalhar entre os amigos.
Bom, no iOS 11 isto não mais será um problema. Como descoberto por Federico Viticci, do blog MacStories, a mais recente beta do sistema tem a capacidade de detectar automaticamente a URL de uma página otimizada pelo Google AMP e convertê-la ao seu link original, sem que o usuário precise fazer absolutamente nada para isso, ao salvá-la na Lista de Leitura ou compartilhá-la em em apps nativos como o iMessage. Inteligente, não?
Very nice: when sharing AMP pages to iMessage or Reading List, iOS 11 Safari automatically removes AMP’s crap from the URL. Go Apple 👍 pic.twitter.com/aHgSMcofUv
— Federico Viticci (@viticci) 23 de agosto de 2017
Muito legal: ao compartilhar páginas AMP no iMessage ou na Lista de Leitura, o Safari do iOS 11 automaticamente remove a porcaria da AMP da URL. Boa, Apple 👍
À primeira vista, esta atitude da Apple poderia ser interpretado como uma afronta ao Google e/ou uma forma de beneficiar sua própria plataforma de publicação, o Apple News — que guarda suas semelhanças com o AMP, especialmente na parte da reformatação de conteúdo, embora tenha uma implementação totalmente diferente. No entanto, não é o caso — na verdade, foi a própria equipe de desenvolvimento do projeto AMP que sugeriu o recurso e espera que ele seja implementado por outros navegadores e sistemas.
Eis é a declaração de um dos engenheiros da equipe ao Hacker News:
Só quero esclarecer que nós pedimos especificamente que a Apple (e outros desenvolvedores de browsers) fizesse isso. A política do AMP diz que as plataformas devem compartilhar a URL canônica de um artigo sempre que tecnicamente possível. Essa mudança do navegador faz com que isso seja tecnicamente possível no Safari. Nós mal podemos esperar até que outros desenvolvedores a implementem.
Ainda não está claro que tecnologia a Apple utiliza para detectar um link AMP e convertê-lo automaticamente à URL original do conteúdo, ainda mais considerando que as páginas otimizadas não são todas iguais. Por exemplo, um site pode ter o link AMP no estilo site1.com/amp/conteudo
, enquanto outro pode apresentar uma URL de tipo amp.site2.com/conteudo
. Ainda assim, temos aqui um bom exemplo de trabalho em equipe interempresarial para facilitar a vida dos usuários.
O próximo passo, penso eu, seria o Safari oferecer uma opção de carregar a página original no próprio ato de tocar num link AMP — afinal, dentro de toda essa discussão se é saudável que o Google fique responsável por toda a publicação, exibição e controle do conteúdo de terceiros, muita gente ainda prefere visualizar o conteúdo em questão exatamente como ele foi pensado, na sua página original. Esta é uma atitude, entretanto, que já causaria uma boa insatisfação lá pelos lados de Mountain View, portanto não acredito que a veremos no futuro próximo.
via AppleInsider