O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Uso do Swift entre estudantes

Mais de 30 faculdades comunitárias dos EUA incluirão a Swift nas suas grades a partir do próximo ano letivo

Há alguns meses, dentro da iniciativa “Todo Mundo Pode Programar” (“Everyone Can Code”), a Apple lançou um curso acadêmico de um ano denominado “Desenvolvimento de Apps com Swift” (“App Development with Swift”), projetado por educadores e engenheiros da Maçã com o objetivo de oferecer o primeiro contato de estudantes adeptos da área de tecnologia com a linguagem de programação. Junto ao lançamento, a empresa anunciou, naquela ocasião, uma parceria com seis faculdades comunitárias dos Estados Unidos que ofereceriam o curso em suas grades curriculares.

Publicidade

Bom, aparentemente a coisa está se expandindo muito rapidamente: a Apple anunciou hoje no seu site que mais de 30(!) novas faculdades comunitárias dos EUA adotarão o currículo a partir do próximo ano letivo, a iniciar-se em setembro. Dentre elas, uma das maiores instituições americanas de ensino técnico, a Austin Community College District (ACC), que ensinará o curso para mais de 74.000 estudantes.

O prefeito de Austin, Steve Adler, deu uma breve declaração sobre a novidade à própria Apple:

Publicidade

Nós estamos animados em ver a Apple juntar-se à nossa missão de fazer Austin mais acessível para todos os que já moram na cidade. A Apple será uma força multiplicadora neste esforço contínuo da comunidade para tirar 10.000 pessoas da pobreza e colocá-las em bons empregos ao longo dos próximos cinco anos.

A fala do prefeito tem a ver, naturalmente, com o próprio caráter das faculdades comunitárias — um tipo de instituição de ensino que se assemelharia aos nossos cursos técnicos e recebe grandes incentivos federais, oferecendo, em alguns casos, cursos totalmente gratuitos e voltados às camadas menos favorecidas da população.

Tim Cook também falou sobre o novo passo da iniciativa:

Nós vimos em primeira mão como o ecossistema da Apple transformou a economia global, criando novas indústrias inteiras e apoiando milhões de empregos. Acreditamos fervorosamente que a mesma oportunidade deveria ser dada a todos, e as faculdades comunitárias têm um alcance poderoso nas comunidades onde a educação torna-se o grande equalizador.

Além da instituição texana, outras faculdades comunitárias juntando-se ao programa da Apple incluem a Northeast Mississippi Community College, a Northwest Kansas Technical College e a Alabama Community College System.

Publicidade

O negócio é excelente para a comunidade e, claro, para a Apple — afinal, quanto mais profissionais ganham familiaridade desde cedo com o universo Swift, maior a chance de eles focarem no ecossistema da Maçã, comprarem seus produtos e produzirem belíssimas criações para iOS, macOS e companhia.

O currículo, como bem se sabe, também está disponível na iBooks Store para aprendizes que tenham a tenacidade do autodidatismo ou para professores que queiram introduzir os conceitos do Swift em suas turmas.

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Escritório da Snapp, em Teerã

Devido a sanções, Apple começa a remover aplicativos iranianos da App Store

Próximo Artigo
Novas cores do Beats Solo3 Wireless

Apple lança quatro novas cores para os fones Beats Solo3 Wireless

Posts Relacionados