
Há alguns meses, publicamos aqui no site a aventura que Scotty Allen — do canal Strange Parts, do YouTube — fez para conseguir montar o seu próprio iPhone. Em múltiplas idas à China, ele conseguiu realizar o feito gastando apenas US$300 em peças.
Pois ele agora está de volta com um projeto que à primeira vista poderia soar mais simples, porém acabou se provando até mais complicado e custoso que o primeiro. Após semanas de trabalho, ele conseguiu instalar uma saída para fones de ouvido (de 3,5mm) dentro de um iPhone 7!
Antes de você sair por aí chamando ele de besta/idiota por “perder” tanto tempo e gastar tanto dinheiro (com peças, ferramentas, impressora e até um microscópio!) enquanto ele poderia simplesmente usar um fone Lightning, Bluetooth ou até mesmo comprar uma dessas cases para iPhone 7 que contam com uma saída embutida, a brincadeira aqui era justamente ver se ele conseguia realizar tal façanha — não importa quão difícil fosse.
É um projeto lindo para quem curte eletrônica e DIY (do it yourself, ou seja, faça você mesmo). Mais de meia hora de vídeo que vale muito a pena ser visto, caso você curta esse tipo de coisa.
E Allen não só postou o vídeo mostrando tudo isso em detalhes, como também publicou o design da sua placa flexível de circuitos no GitHub e está vendendo uma versão limitada dela por US$30, já emoldurada. Demais!
dica do Calebe Nunes Pastor