Na virada de sexta-feira para sábado agora, publicamos um primeiro artigo com várias coisas quentes que vazaram a partir da liberação precipitada da versão Golden Master (GM) do iOS 11 — que só deveria ter sido publicada após a keynote do evento especial do próximo dia 12. Ontem à tarde, complementamos o primeiro artigo com mais uma leva de “delações”.
Você acha que acabou? Para o desespero da Apple1Há quem ache que esse seria mais um daqueles “vazamentos” propositais. Na minha opinião, não é o caso; não faria sentido nenhum estragar tanta surpresa assim a poucos dias do evento especial., não.
Configuração do Face ID
Face ID enrollment process (with layout issues on first page) pic.twitter.com/KczOHEy9ir
— Guilherme Rambo (@_inside) 9 de setembro de 2017
Taí o Guilherme Rambo novamente nos trazendo coisas legais. Ele conseguiu acessar a nova área dos Ajustes dedicada ao Face ID (que, assim como o Touch ID, poderá ser usado para desbloquear o iPhone, para compras nas iTunes/App Stores, para senhas do Safari e, obviamente, também para o Apple Pay2Ele não aparece nas telas do Rambo porque, bem, ele é brasileiro e, como todos nós sabemos, o Apple Pay ainda não aterrissou por aqui.) e nos mostrar como será o processo de cadastrar um rosto.
Como já tínhamos visto no simpático GIF que vazou antes, o processo consistirá em posicionar o rosto num círculo e “girar” a cabeça — comprovando que se trata de uma leitura realmente tridimensional e baseada em mais do que simplesmente uma imagem plana capturada pela câmera frontal do aparelho3Ou seja, ninguém conseguirá desbloquear o “iPhone X” usando simplesmente uma foto..
E mais:
And it appears that Face ID occurs automatically but you double click the side button to confirm payment pic.twitter.com/NcN0u9KKTt
— Jeffrey Grossman (@Jeffrey903) 10 de setembro de 2017
Segundo Jeffrey Grossman apurou, como a identificação do rosto do usuário tende a ser rápida e automática no “iPhone X”, a confirmação de pagamentos via Apple Pay será feita com um duplo-clique no botão lateral do aparelho.
Além disso, há referências ali de um possível futuro suporte ao Face ID em iPads e até em… iPods touch! Será que eles ainda não chegaram ao fim da linha? Tomara.
Recarga sem fio
ChargingViewService confirms wireless charging. It will even show some 3D animations when charging (not present in GM tho) pic.twitter.com/JLBd4HQLpS
— Guilherme Rambo (@_inside) 10 de setembro de 2017
Novas strings encontradas por Rambo comprovam, mais uma vez, que teremos recarga sem fio nos novos iPhones. Infelizmente, ao que tudo indica, será uma recarga por contato — isto é, via indução, tal como no Apple Watch e em vários smartphones com Android já presentes no mercado.
Detalhes do A11
The A11 SoC core is 'Mistral'
— Steve T-S (@stroughtonsmith) 9 de setembro de 2017
A11 Fusion is a 4+2 core device https://t.co/mqtIKcjBmG
— Steve T-S (@stroughtonsmith) 10 de setembro de 2017
Just to clarify on the A11: it's two high-power Monsoon cores and four low-power Mistral cores, all independently addressable. No Fusion
— Steve T-S (@stroughtonsmith) 10 de setembro de 2017
…this sounds like it's going to be a Geekbench monster. RIP the rest of the industry
— Steve T-S (@stroughtonsmith) 10 de setembro de 2017
Em uma série de tweets, Steve Troughton-Smith conta que o A11 será um system-on-a-chip de seis núcleos no total — dois deles destinados a tarefas intensivas (“Monsoon”) e quatro bastante eficientes no uso de energia (“Mistral”). São dois núcleos a mais em comparação com o chip A10 dos iPhones 7/7 Plus.
Já esperam-se resultados incríveis em testes de benchmark.
Streaming 4K na Apple TV
"NetworkNo4KForYou" Apple's 4K streaming on the upcoming 4K Apple TV requires a 15Mbps connection pic.twitter.com/JkcpJwD3LX
— Steve T-S (@stroughtonsmith) 10 de setembro de 2017
Apple TV will render natively at 2160p (1080p@2x) and supports a variety of color formats pic.twitter.com/tURvLe7bKz
— Steve T-S (@stroughtonsmith) 10 de setembro de 2017
Steve T-S também confirmou, no meio dos códigos, que a Apple TV necessitará de uma conexão de ao menos 15Mbps para conseguir fazer streaming de conteúdo em 4K — requerimento mais do que óbvio, diga-se de passagem.
Além disso, a nova Apple TV também suportará uma grande variedade de formatos de cor.
· • ·
Se você aí é um desenvolvedor e tiver conseguido instalar o iOS 11 GM antes de a Apple parar de assinar a compilação nos seus servidores, Rambo colocou no GitHub um framework para os interessados em testar como seus apps ficarão com a nova barra de status do D22
, isto é, do “iPhone X”.
Por ora, é só. E espero que os vazamentos acabem por aqui, afinal, não está sobrando muita coisa para a keynote de depois de amanhã… 🙄
Atualização 11/09/2017 às 14:48
Na parte sobre o Face ID que cobrimos acima, já havia uma referência a um possível novo iPod touch chegando com suporte ao reconhecimento facial 3D que veremos no “iPhone X”.
NEW iPod8,1 found in iOS 11 GM.
In the GM it says "Unlock you iPod with your Face" in one of the strings for https://t.co/BVoc0LxdC5
— Benjamin Geskin (@VenyaGeskin1) 11 de setembro de 2017
Eis que Benjamin Geskin também já encontrou indícios de um iPod8,1
no iOS 11 GM, enquanto o atual iPod touch (de sexta geração, lançado em julho de 2015) é o iPod7,1
.
Será que ele vem mesmo, afinal?
Notas de rodapé
- 1Há quem ache que esse seria mais um daqueles “vazamentos” propositais. Na minha opinião, não é o caso; não faria sentido nenhum estragar tanta surpresa assim a poucos dias do evento especial.
- 2Ele não aparece nas telas do Rambo porque, bem, ele é brasileiro e, como todos nós sabemos, o Apple Pay ainda não aterrissou por aqui.
- 3Ou seja, ninguém conseguirá desbloquear o “iPhone X” usando simplesmente uma foto.