Os rumores já dão como certo que o “iPhone X” terá carregamento sem fio. Mais do que isso: os “iPhones 8/8 Plus” muito provavelmente também contarão com tal capacidade. Mas, conforme já informamos no começo de julho, o acessório criado pela Apple para recarregar os aparelhos dessa forma não necessariamente será lançado agora. Hoje, o analista mais famoso do mundo Apple corroborou isso.
Ming-Chi Kuo, da KGI Securities, informou em uma nota para investidores — via AppleInsider — que os fornecedores da Apple não possuem um cronograma definitivo para a produção em massa do acessório. Isso porque, de acordo com ele, a empresa está aguardando “avanços tecnológicos” nos sistemas de carregamento sem fio. Mais especificamente, a Apple estaria aguardando para que a tecnologia atinja os seus próprios requisitos internos com relação às especificações de frequência de rádio do carregador sem fio — um conjunto de padrões rigorosos estabelecidos em parte pelas equipes de pesquisa e desenvolvimento (P&D) e de garantia de qualidade da companhia.
A boa notícia, ainda segundo Kuo, é que a Apple utilizará o padrão Qi — afinal, ela faz até parte do consórcio —, então é possível que qualquer acessório com essa especificação funcione com os novos iPhones. Ou não. Ora, a Apple é a Apple e poderia muito bem fazer algumas modificações no padrão para que o carregamento sem fio funcione apenas com alguns poucos acessórios aprovados e autorizados por ela — quem sabe sob a chancela do Programa MFi.

Duas possíveis candidatas para serem as parceiras iniciais da Apple nessa empreitada, enquanto o acessório oficial da Maçã não é lançado, são a Belkin e a mophie, segundo o AppleInsider. Ainda de acordo com o site, o carregador sem fio da Apple só seria lançado no início do ano que vem (entre janeiro e março) — caso esse seja o plano da Maçã, é capaz de o tal acessório nem mesmo ser mencionado na keynote de hoje.