“Era natural que Steve deveria inaugurar o seu teatro.”
E assim começou o evento da Apple, com uma bela narração de Steve Jobs falando sobre a criação de coisas com amor, carinho e cuidado: “Se nós nos mantivermos como nós, isso é o que fará da Apple a Apple”.
Cook, é claro, afirmou estar honrado por dar as boas-vindas a todos ao Steve Jobs Theater. “Levou um tempo, mas agora podemos lembrar dele com alegria em vez de tristeza. […] O DNA de Jobs estará para sempre na Apple. […] Dedicamos o auditório a Steve pelo nosso amor a ele e pelo quanto ele gostava de dias como hoje.”
E nada melhor do que um novo lar para apresentar novos produtos. Antes, porém, Cook falou sobre como a Apple está ajudando, trabalhado com organizações e fazendo doações aos afetados pelos incidentes naturais recentes em Houston (furação Harvey) e na Flórida (furacão Irma).
O CEO da Apple também falou um pouco sobre a nova casa da Apple, o Apple Park, construído para representar os valores da empresa e a sua preocupação com o meio ambiente. A Apple transformou um “mar de asfalto” num lugar moderno e recheado de árvores e todo o campus (100% dele) é alimentado por energia renovável — trata-se de uma das maiores instalações de placas solares em todo o mundo!
O Centro de Visitantes do Apple Park será aberto ainda este ano. Lá haverá uma experiência envolvendo realidade aumentada para todos conhecerem o campus, além de uma Apple Store e uma cafeteria. Angela Ahrendts, chefona das lojas da Apple, explicou um pouco sobre a nova visão da Maçã para o varejo.
A Apple agora chama as suas lojas de “Town Squares”, que reúnem milhões de pessoas em todo o mundo. Para ela, o grande diferencial da Apple é a sua alma, que está em todos os que trabalham nela. A Apple vê suas lojas como os seus maiores produtos, incluindo designs e espaços pensados para o conforto de todos os que querem visitá-las. Ela também citou a iniciativa “Today at Apple”, já rolando nas quase 500 lojas espalhadas pelo mundo todo, e os vários workshops, os labs, as andadas fotográficas realizadas gratuitamente com consumidores e o Swift Playgrounds, para crianças e adolescentes aprenderem a programar apps desde cedo.
A Apple continuará investindo em novas lojas, reformas e também nas suas lojas online. A loja da Quinta Avenida em Nova York, por exemplo, terá uma iluminação natural e o retorno do cubo de vidro. Além dela, a empresa está construindo lindas lojas em Paris, Milão, Washington, Chicago (a qual será aberta no dia 20 de outubro) e mais! Atualmente, para termos uma ideia do tamanho do negócio de varejo da companhia, são 65.000 empregados trabalhando nas lojas da Apple em todo o mundo, atualmente.
Deixando a introdução e a apresentação da sua novo casa de lado e partindo para o primeiro lançamento do dia, Cook puxou o tópico Apple Watch. Mas isso, você vai conferir em outro artigo… 😉