O melhor pedaço da Maçã.

Review: suporte BookArc da Twelve South para MacBooks

Se você usa seu MacBook (Air/Pro) no modo clamshell (também conhecido como modo Mesa) praticamente o tempo todo, é recomendável posicioná-lo de uma forma apropriada para fazer melhor uso do espaço da sua área de trabalho. Para isso, portanto, você precisará de um suporte adequado.

Publicidade

Entre as várias opções de suporte disponíveis atualmente no mercado, a Twelve South tem uma das melhores, tanto em questão de design quanto de compatibilidade. Falo do BookArc, uma opção que certamente segue os passos da Apple em diversos aspectos — e que foi o primeiro produto da fabricante que já está no mercado desde 2009.

YouTube video

Especificações e compatibilidade

Antes de nos aprofundamos no design do suporte, eis algumas das suas especificações:

  • Altura: 5,5cm
  • Comprimento: 21,5cm
  • Largura: 9,2cm
  • Peso: 158,7g

De acordo com a página do produto, ele é compatível com os seguintes modelos de MacBooks:

  • MacBook Air (M2, 2022)
  • MacBook Air (M1, 2020)
  • MacBook Air (13 polegadas, 2018 até 2020)
  • MacBook Pro (13 polegadas, M2, 2022)
  • MacBook Pro (13 polegadas, M1, 2020)
  • MacBook Pro (13 polegadas, 2016 até 2020)
  • MacBook Pro (14 polegadas, 2021 até 2023)
  • MacBook Pro (16 polegadas, 2019 até 2023)
  • MacBook Pro (15 polegadas, 2016 até 2019)

Design e encaixes

Com um formato de meia-lua, o suporte apresenta duas principais aberturas: na parte superior, onde o MacBook é encaixado, e na base/laterais, por onde é possível passar cabos (do MacBook ou do monitor externo) sem que isso atrapalhe o seu uso.

O suporte é feito inteiramente de alumínio e possui um acabamento escovado em sua maior parte. Nas laterais, entretanto, as bordas possuem um acabamento brilhoso — tudo muito à la Apple. Ele também está disponível em duas cores que combinam com os tons dos MacBooks mais recentes, sendo elas prateada e cinza-espacial.

Os pés do suporte, por sua vez, são feitos de borracha — o mesmo material do encaixe que é usado para posicionar o MacBook no suporte. Por falar no encaixe, o suporte vem com três tipos (um nele mesmo e dois na caixa), os quais são divididos por letras:

Publicidade
  • H: compatível com MacBooks Pro de 13″ (2020 e posteriores) e de 14″ (2021 e posteriores);
  • F: compatível com os MacBooks Air (2020 e posteriores; exceto 2022) e Pro de 16″ (2019);
  • G: compatível com o MacBook Pro de 16″ (2021 e posteriores).

Caso as opções que já vêm com o suporte não sejam compatíveis com o seu MacBook, a Twelve South possui encaixes que podem ser adquiridos separadamente — a exemplo do meu MacBook Air M2, para o qual é necessário o encaixe I.

Dica: com relação à instalação dos encaixes para garantir o melhor ajuste com o seu MacBook, é necessário posicionar o encaixe no suporte de modo que a setinha (na parte superior da peça) fique apontada para o logo da Twelve South (na parte superior do suporte); da mesma forma, ao posicionar o MacBook, é interessante deixar o logo da Apple voltado para o da Twelve South. Para remover um encaixe, basta apertá-lo no meio do suporte e removê-lo com cuidado, a fim de evitar que ele rasgue.

Diferenciais

É claro que o BookArc cumpre com a promessa de ser um bom suporte, mas quais são exatamente seus diferenciais?

  1. Começa pelo design extremamente eficiente e amigável para diversas áreas de trabalho, já que a possibilidade de passar cabos por ele não só evita desconexões acidentais, como mantém tudo muito organizado.
  2. A vasta compatibilidade com os modelos de MacBooks, graças aos variados tipos de encaixes também é um ótimo diferencial — o que, atrelado à durabilidade do suporte, talvez fará com que você não precise mais adquirir um novo mesmo após anos de uso.
  3. Um diferencial “off label”, mas interessante de ser apontado, é a caixa na qual o suporte vem. Feita com um material resistente e com uma tampa magnética, ela pode ser reaproveitada de diversas maneiras — e isso é destacado pela própria Twelve South no guia de usuário do suporte —, o que é interessante do ponto de vista sustentável.

Veredito e preço

Quem está em busca de um suporte para MacBook com o objetivo de deixar sua área de trabalho mais organizada e eficiente sem sacrificar ergonomia, o BookArc é uma ótima opção, sem dúvidas.

Publicidade

Seja pelos materiais duráveis ou pela versatilidade de encaixes, a solução da Twelve South contempla os mais variados gostos e setups, oferecendo também um design alinhado com o dos notebooks da Apple.

Publicidade

O BookArc está disponível na Apple Store online por R$620 (com até 10% de desconto à vista ou em até 12x sem juros). Se preferir comprar nos Estados Unidos, na própria loja da Twelve South, ele sai por US$60 (ainda é preciso incluir o imposto local e o frete para o Brasil, é claro).


Alguém aí estava de olho (ou já possui) um BookArc? 🙂

NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Mural MM, edição CCLXXXII

Próx. Post

Instapaper anuncia atualização com suporte ao CarPlay

Posts Relacionados