Os indícios apareceram no fim de julho, a confirmação veio no evento especial da Apple e, agora, a liberação: sim, eu estou falando dos filmes em 4K/HDR1High dynamic range, ou ampla faixa dinâmica./Dolby Vision que já estão disponíveis na iTunes Store!
É verdade que não para todos — a liberação está acontecendo aos poucos —, mas muitos usuários já estão visualizando ícones de 4K, HDR e/ou Dolby Vision (nós explicamos os benefícios de cada um desses recursos neste artigo) nos filmes disponíveis na loja da Apple, estando ou não rodando os sistemas operacionais GM/beta da empresa.
Não necessariamente um filme terá suporte a esses três recursos. “Mulher Maravilha”, por exemplo, suporta 4K e Dolby Vision; já em “Logan”, temos 4K e HDR; há casos, porém, em que o filme terá apenas suporte a 4K, como em “A Múmia”.
Para aproveitar os novos recursos, a Apple firmou parcerias com os principais estúdios que já estão liberando conteúdos com esse suporte — tudo no mesmo preço de HD. Isso quer dizer que, se você comprou filmes em HD na iTunes Store, terá o seu acervo atualizado para 4K automaticamente, sem cobrança adicional. Curiosamente, a Disney (grande parceira da Apple — o CEO dela, Robert A. Iger, inclusive faz parte do conselho de administração da Maçã) ficou de fora.
FLAC
Em uma nota relacionada, as Apple TVs 4K e de quarta geração agora oferecem suporte à reprodução de arquivos de áudio FLAC.
FLAC, para quem não conhece, é acrônimo para Free Lossless Audio Codec, ou Codec de Áudio Livre Sem Perdas. Na prática, estamos falando de um codec de compressão de áudio sem perda de informação — ao contrário dos formatos MP3 e AAC, que removem algumas informações do fluxo de áudio a fim de tornar o arquivo mais leve.
Aliás, não são apenas as Apple TVs que passaram a suportar a reprodução desses arquivos: os iPhones 7/7 Plus, 8/8 Plus e X também — e, ainda que a página de especificação dos iPads Pro não faça nenhuma menção ao FLAC, é bem possível que eles também façam parte do pacote.
Mas por que os iPhones SE e 6s/6s Plus ficaram de fora? Aparentemente a Apple exige minimamente o chip A10 para realizar essa tarefa por conta de um consumo de energia exacerbado. É verdade que a Apple TV de quarta geração é equipada com um processador A8, mas como ela fica ligada na tomada o tempo todo, consumo de energia não é um problema (do ponto de vista técnico, não do financeiro/ambiental). 😝
Notas de rodapé
- 1High dynamic range, ou ampla faixa dinâmica.