Craig Federighi confirma que gesto do 3D Touch para evocar multitarefa voltará ao iOS em breve

O iOS 11 chegou à sua forma final e a sua taxa de adoção, embora não esteja nos níveis dos seus antecessores, mostra que o sistema está sendo instalado num bom ritmo nos dispositivos compatíveis.

Publicidade

A atualização traz uma leva de novidades bem apetitosas para os usuários, mas os donos de iPhones (6s/6s Plus em diante, ao menos) sentiram falta de um recurso muito útil introduzido no iOS 9: a capacidade de evocar o menu de multitarefa com um gesto do 3D Touch, deslizando o dedo a partir do lado esquerdo da tela com uma leve pressão aplicada.

Enquanto o iOS 11 estava em fase beta, usuários acreditavam que o recurso tinha sido removido temporariamente e voltaria na versão final do sistema. Não foi o que aconteceu e logo nós passamos a nos conformar que a funcionalidade tinha sido, por algum motivo misterioso, morta pela Maçã.

Bom, aos que sentiram falta do gesto, podem comemorar! O vice-presidente sênior de engenharia de software da Apple, Craig Federighi, confirmou que o recurso foi suspenso temporariamente por uma “questão técnica” e voltará numa futura atualização do iOS 11. Esta foi a troca de mensagens entre um leitor do MacRumors e o executivo:

Publicidade

Adam Zahn: Seria possível pelo menos tornar opcional o gesto do 3D Touch para ativar o menu multitarefa no iOS 11, para que eu continue com a habilidade de trocar de aplicativo daquela forma em vez de ter que apertar o botão de Início duas vezes?

Craig Federighi: Oi, Adam. Nós infelizmente tivemos que suspender o suporte a esse gesto por conta de uma questão técnica. Nós o traremos de volta numa futura atualização 11.x do iOS. Obrigado (e desculpe pela inconveniência)!

O MacRumors confirmou a veracidade do email analisando o endereço IP atrelado à resposta de Craig, ou seja, podemos realmente esperar pela volta do recurso num futuro não muito distante.

Resta saber, claro, qual seria essa limitação técnica que o impediu de estar na primeira versão final do iOS 11 — algo relacionado ao iPhone X, talvez?

Por fim, se você usa o gesto frequentemente no iOS 9 ou 10, quero saber: vai atualizar logo o seu dispositivo ou preferirá aguardar até que a funcionalidade volte à vida numa futura atualização? Deixe a sua resposta logo abaixo!

Posts relacionados

Comentários

Carregando os comentários…