Com o iOS 11, um novo recurso bastante útil chegou para usuários de iPhones, iPads e iPods touch: a leitura de códigos QR diretamente pelo aplicativo Câmera.
A novidade funciona de maneira bastante simples, prática e rápida: basta você abrir o app nativo, apontar para o código e uma pequena notificação aparecerá para que você toque e vá para onde o código lhe levar — seja um site, um aplicativo na App Store ou qualquer outra coisa.
Assim como acontece com diversos recursos, não duvido que o uso de códigos QR aumente agora que os dispositivos da Apple implementaram essa maneira mais fácil de acessá-los.
Além disso, algo que pode potencializar ainda mais esse uso é o aplicativo Visual Codes, o qual permite que você transforme várias informações em códigos QR.
Criado pelo desenvolvedor e redator Benjamin Mayo, este app facilita a criação de códigos QR para destinos com que não estamos acostumados. Isto é, além de ser possível gerar um código para as convencionais URLs de sites, perfis em redes sociais e outros, o aplicativo também permite criar códigos para contatos (nome, email e telefone), localização exata em mapas, email para um contato específico, ligação para um número específico, pesquisas na internet e até acesso a redes Wi-Fi.
Todos os códigos que você cria ficam armazenados e você pode organizá-los como quiser apenas arrastando-os. Você ainda pode escolher entre quatro opções de visual do seu QR code e selecionar um código favorito para acessar direto da Siri (disponível somente em inglês, por enquanto).
É bom deixar claro que o aplicativo requer o iOS 11 para ser instalado, mas você pode enviar os códigos que criar para qualquer pessoa — não importa o aparelho. A diferença está no fato de que quem já está no iOS 11 e escaneia um código irá diretamente para a função; isto é, se conectará automaticamente à rede Wi-Fi, abrirá o app Contatos, o Mapas, ou seja lá o que estiver no código. Aqueles que não têm ainda o novo sistema precisarão de apps de terceiros para escanear os códigos QR e apenas verão as informações escritas (senhas do Wi-Fi, emails, localização, etc.).

Portanto, se você já está com o iOS devidamente atualizado, pode baixar o app gratuitamente na App Store e, caso queira aproveitar as opções de compartilhamento e impressão dos códigos, pode ter acesso a tudo por uma compra dentro do app de US$2.
via The Loop