O melhor pedaço da Maçã.

Safari 17 ganha Spatial Web e WebXR para o Vision Pro

Safari no Vision Pro

Certamente, a maior novidade da WWDC23, cujo evento especial ocorreu ontem, foi o Apple Vision Pro, headset de realidade virtual/aumentada finalmente apresentado pela empresa após muitos rumores. Além de o novo produto representar um avanço sensível na linha de produtos da Maçã como um todo, os aplicativos e serviços da companhia já estão ganhando recursos dedicados aos “óculos”.

Publicidade

E um desses apps é o Safari, que, com a versão 17, ganhou não apenas novos recursos para as plataformas já conhecidas da Maçã, como também adaptações para melhor se integrar ao Vision Pro. A chamada Spatial Web é a interface de navegação na internet do visionOS, que inclui o motor WebKit, mas também ferramentas de desenvolvimento de elementos 3D e outros itens interativos, de modo a melhor aproveitar as capacidades do produto.

Dessa forma, a ideia é que sejam criados recursos de AR não apenas em apps, mas também em sites. Assim, por exemplo, você poderia acessar lojas online e “experimentar” os produtos usando as avançadas capacidades do dispositivo, ou até mesmo testar como móveis e outros objetos domésticos ficariam em diferentes cômodos. Há, ainda, o WebXR, o qual permite que você imerja totalmente em sites, inclusive usando o detector do movimento das mãos.

O Safari 17, contudo, não trouxe novidades apenas para o Vision Pro. Conforme anunciado no evento de ontem, o navegador ganhou suporte a web apps, isto é, apps que rodam diretamente de um site e não precisam ser instalados. Eles poderão ser adicionados à tela de Início do iOS e do iPadOS, bem como ao Dock no macOS, o que fará o navegador salvar os cookies e logins feitos no app.

Além disso, a nova versão do browser trará suporte a imagens nos formatos JPEG XL e HEIC, inclusive oferecendo algoritmos de compressão e o recurso Image set (de interoperabilidade com outros navegadores). Foi incluída, ainda, a API1Application programming interface, ou interface de programação de aplicações. Managed Media Source, que oferece uma solução com maior eficiência para transmissões de vídeo.

O WebKit também passou a exibir estatísticas de mídias com detalhes técnicos, caso você tenha ativado as Opções de Desenvolvedor. No iPadOS 17, temos suporte a câmeras USB, bem como compatibilidade adicional com o Modo de Pouca Energia e otimizações na transmissão de vídeo.

Publicidade

Foi adicionada, ainda, a possibilidade de personalizar extensões do Safari com maior profundidade. Pode-se controlar melhor as permissões e os dados a que cada extensão tem acesso, bem como desativá-las na Navegação Privada, sendo que as que acessam dados e histórico de navegação são desligadas por padrão nesse caso, além de poder-se ativar apenas algumas a depender do perfil usado.

Publicidade

Outra novidade que deverá agradar desenvolvedores web é a adição de novas ferramentas para uma série de linguagens de programação. No caso do HTML, há agora o atributo popover, entre outras adições como um recurso que permite criar separadores mais facilmente. Para CSS, temos o suporte aos CSS Counter Styles, além do ajuste do tamanho da fonte, transformação e suporte de texto e compatibilidade com o Media Queries level 4.

Para JavaScript, temos a ferramenta de renderização de elementos Offscreen Canvas, além de uma mudança no espaço de armazenamento que cada desenvolvedor tem, agora calculado a partir do espaço do disco. Foram também acrescentados dois novos recursos ao Regular Expression e operações, além das APIs Gamepad e URL.

O Safari 17 também trouxe novas ferramentas de desenvolvimento, incluindo um menu redesenhado, Feature Flags renovadas, novos painel de configurações, aba de ajustes de camadas e Modo de Design Web Responsivo. Também se tornou possível abrir simuladores, inclusive fora do modo responsivo, além de terem sido feitas melhorias no Web Inspector.

Por fim, também houve melhorias de segurança no GPU Process, bem como no WebGL e na API do WebKit, além de correções de bugs e dos novos recursos anunciados na apresentação. O Safari 17 também ganhou o suporte a mais extensões das Chaves-senha (Passkeys) e o Modo de Bloqueio agora desabilita mais instâncias do sistema.

Na WWDC23, estão acontecendo sessões dedicadas a algumas dessas novidades, que você pode conferir nessa página.

Notas de rodapé

  • 1
    Application programming interface, ou interface de programação de aplicações.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple disponibiliza gratuitamente versões beta de seus sistemas

Próx. Post

Apple TV+ libera trailer do podcast “Under Cover of Knight”

Posts Relacionados