Dezenas de pessoas que compraram os iPhones 8/8 Plus estão relatando um problema de som nos seus novos dispositivos, que apresentam um barulho de estalar no alto-falante durante chamadas de voz — tanto em chamadas via rede de operadora quanto pelo FaceTime, o que descarta possíveis problemas relacionados a operadoras. O problema têm sido relatado por usuários em todos os países onde o aparelho já foi lançado.
O barulho é semelhante a estática e ocorre de forma intermitente, apenas no alto-falante — não sendo apresentado se usado com fones de ouvido ou pelo viva-voz do iPhone. O problema também não ocorre em mensagens de áudio, seja via iMessage, WhatsApp ou Telegram, corroborando a possibilidade de ser um problema de software e não de hardware. 🙏🏼
Segundo o relato de ManuCH, do fórum do MacRumors, o problema ocorre com ou sem o recurso “Ligações Wi-Fi”, com VoLTE ligado ou desligado, com cancelamento de ruído ativado ou não (recurso disponível na área de acessibilidade do aparelho) e até mesmo com aplicativos de VoIP (como Groundwire) com diversas operadoras.
Alguns usuários forçaram um hard reset para ver se o problema seria resolvido (alguns dizem que sim, outros que não). A equipe de suporte da Apple aconselhou alguns usuários a restaurarem seus telefones e configurar novamente pelo backup iCloud, novamente com resultados bem variados.
Eu comprei um iPhone 8 Plus e o meu aparelho estava com o problema; a boa notícia é que eu então fui a uma Apple Store, onde tudo foi devidamente constado e a troca do telefone foi feita. A má notícia é que o aparelho substituído começou a apresentar o mesmíssimo problema, mais uma vez indicando que pode ser mesmo um problema de software.
Tomara que não tenhamos um #crackgate
ou #estalogate
, o que seria um enorme problema para a Apple — a empresa já está por dentro de tudo e está investigando o que pode ser feito.
Atualização, por Rafael Fischmann 26/09/2017 às 23:16
Boas notícias. A Apple não só já reconheceu esse problema, como prometeu uma correção para ele através de uma atualização de software que será liberada “em breve” — que obviamente não está no iOS 11.0.1, disponibilizado hoje.
Segundo ela, o bug afeta “um pequeno número” de usuários.
via The Verge
Atualização II, por Eduardo Marques 03/10/2017 às 19:57
O problema foi corrigido no iOS 11.0.2 — mais sobre a atualização neste artigo.