Já vimos as entranhas do iPhone 8, do iPhone 8 Plus e do Apple Watch Series 3 (GPS + Cellular). Estava faltando a Apple TV 4K, não é mesmo? Bem, não mais.
A iFixit já desmontou a nova set-top box da Maçã!
Segundo eles, não se trata de uma caixinha completamente nova mas há, sim, boas diferenças entre os modelos de quarta e quinta gerações. Na verdade, nem é preciso abrir a Apple TV 4K para notar duas grandes diferenças: um redesenho da parte inferior para uma ventilação térmica bem mais eficiente e a retirada da porta USB-C — pontos que comentamos no nosso unboxing.
Abrir a Apple TV é algo bem mais simples e fácil do que um iPhone ou um Apple Watch, graças a clipes de plástico amigáveis para reparos que protegem o painel inferior (isso mesmo, nada de cola, adesivos ou parafusos proprietários).
Uma das diferenças internas é que, aparentemente, a Apple fundiu a nova ventoinha com o dissipador de calor/escudo EMI do modelo de quarta geração, combinando-os para formar uma única solução de resfriamento — vale notar que o ventoinha, fixada por parafusos Torx, é totalmente reparável/substituível.
A placa lógica da Apple TV 4K, assim como a sua antecessora, é bem fácil de ser removida. Lá estão o chip A10X Fusion, o chip Broadcom Thunderbolt para Gigabit Ethernet Plus USB 3.0 (BCM57762
), 3GB de RAM, o controlador de memória Apple (343S00150
, com identificação bem parecida com a do MacBook de 2015), o módulo Wi-Fi/Bluetooth Murata (339S00381
), a memória flash de 32GB da Toshiba (THGBX6G8D2LLDXG
) e o conversor Megachips DisplayPort 1.4 para HDMI 2.0 (MCDP2920A4
).
Assim como a Apple TV de quarta geração, nesta parece que a energia é transmitida para a placa lógica pelos parafusos do dissipador de calor. Comparativamente, o novo modelo conta com uma fonte de alimentação de 12V a 1,083A, contra 12V a 0,917A do antigo.

A Apple TV 4K ganhou uma nota 8 de 10 em “reparabilidade”; os pontos positivos incluem os clipes de plástico que facilitam a abertura, os componentes modulares que facilitam a desmontagem e o reparo, a fonte de alimentação modular (que possui uma tomada de entrada AC removível) e os parafusos Torx (que são padrão da indústria). De ponto negativo, temos apenas o fato de os componentes principais serem soldados à placa lógica, o que significa que o reparo de algo exigirá soldagem no nível da placa ou uma substituição da placa inteira.