O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Logo da Apple como impressão digital

Último relatório de transparência da Apple mostra salto nos pedidos governamentais relacionados a segurança nacional

Já há alguns anos, a Apple libera semestralmente um relatório revelando os números dos pedidos de governos e agências de segurança ao redor do mundo relacionados aos dados de usuários, dispositivos e contas do iCloud. O documento mais recente, referente ao primeiro semestre de 2017, foi divulgado hoje e mostra algumas tendências deveras intrigantes.

Publicidade

De acordo com o relatório, a Maçã recebeu, ao longo do período, 30.814 pedidos de governos ao redor do mundo, atingindo 233.052 dispositivos ao todo; destes, cerca de 80% dos requerimentos foram atendidos (mais precisamente, 23.856 deles). O número é ligeiramente inferior em relação ao índice do mesmo período do ano passado, quando 33.006 pedidos foram feitos à Apple — naquele período, entretanto, a empresa atendeu a apenas 72% dos requerimentos.

Analisando somente os Estados Unidos, um número que cresceu assustadoramente foi o de pedidos relacionados a segurança nacional — ou seja, requerimentos feitos dentro do programa FISA para investigação de ameaças terroristas e outros suspeitos internacionais. Foram feitos entre 13.250 e 13.499 pedidos desta natureza no primeiro semestre de 2017, um salto alarmante em relação aos 2.750 e 2.999 pedidos registrados na primeira metade do ano passado. Realmente, a influência do presidente Donald Trump pode ser sentida em lugares que nunca esperaríamos.

Em relação à nossa querida República Federativa, a Apple recebeu do Brasil 182 pedidos de dados envolvendo 1.511 dispositivos; destes, 137 requerimentos (ou 75%) foram atendidos. O número praticamente dobrou em relação ao mesmo período do ano passado — será que aqui, também, estaríamos sentindo os reflexos da nova(?) administração?

O relatório completo da Maçã pode ser lido através deste link [PDF] e, nesta página, é possível acessar todos os documentos anteriores acerca do tema.

via MacRumors

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Drop Flip Seasons

Ofertas do dia na App Store: Drop Flip Seasons, Super Mario Run, F1 2016 e mais!

Próximo Artigo
Filme - 12 Horas para Sobreviver: O Ano da Eleição

Filme da semana: compre "12 Horas para Sobreviver: O Ano da Eleição", do diretor James DeMonaco, por US$3!

Posts Relacionados