Assim como no ano passado, a Apple aproveitou a semana anterior à WWDC23 para destacar três dos vencedores do Swift Student Challenge do evento deste ano. O desafio faz parte da conferência e tem como intuito a construção de um aplicativo usando a linguagem de programação Swift, testando a criatividade de jovens ao redor do mundo para usar a tecnologia a fim de melhorar nossas vidas.
Em 2023, foram 375 ganhadores — um aumento em relação aos 350 do ano passado —, de mais de 30 países e regiões. Os aplicativos premiados cobrem categorias variadas, tais como saúde, esportes, entretenimento e meio ambiente, e seus criadores participarão dos eventos da WWDC, presencial ou virtualmente.
Entre os ganhadores, a Apple escolheu três para destacar, contando sobre os seus aplicativos e suas histórias. Vamos conhecê-los?
A primeira premiada é Asmi Jain, que tem 20 anos e é da cidade de Indore, na Índia. O seu aplicativo — inspirado em um amigo que desenvolveu paralisia facial — tem o objetivo de monitorar movimentos do olho, de modo a auxiliar em exercícios que tenham como objetivo o fortalecimento dos olhos.
Ela espera que o app possa ser utilizado por pessoas com vários tipos de condições oculares, assim como o seu amigo, que tem os olhos desalinhados. A estudante disse que a programação é importante para ela por dar um senso de empoderamento, no sentido de permiti-la contribuir com a comunidade. Ela criou, junto a colegas, um grupo sobre o tema em sua universidade.
O segundo jovem premiado é Yemi Agesin, que tem 21 anos e já morou em países como Alemanha, Nigéria e atualmente reside nos Estados Unidos. Ele destacou essa experiência multicultural como importante para a sua perspectiva enquanto criador.
O seu aplicativo é um jogo de beisebol em primeira pessoa que alude a duas de suas paixões: esportes e filmes — que também envolve seus maiores sonhos. Agesin já tem planos para os próximos apps, inclusive buscando aprender novas técnicas na WWDC.
A programação me dá a liberdade de me sentir como um artista — minha tela é o editor de código e meu pincel é o teclado. […] Usando a programação, eu posso construir mundos que as pessoas podem usar e, ao mesmo tempo, construir uma carreira para mim e que une minha paixões. Sinto-me abençoado e sortudo por viver em uma época e com uma idade em que posso fazer isso.
Por fim, temos Michelle Caliendo, que tem 25 anos e estuda na Apple Developer Academy de Nápoles, na Itália, onde teve o primeiro contato com a linguagem Swift.
A partir da sua paixão pela paleontologia, ela criou um aplicativo que consiste em um jogo da memória envolvendo figuras de fósseis de dinossauros que ela própria desenhou usando o Procreate, no iPad. Ela ressaltou, ainda, importância de usar o tema para promover a conscientização sobre a preservação da biodiversidade, o que a programação a ajuda a fazer.
Incrível ver o resultado desses jovens unindo suas paixões e impressões com a programação e, claro, muita criatividade, não? Com certeza os outros premiados devem ter histórias tão inspiradoras quanto as desses três que conhecemos e é incrível ver a interação do Swift e das soluções da Apple com os seus anseios e pensamentos. 🤩
A WWDC23 acontecerá de 5 a 9 de junho, na semana que vem.