Aplicativo Depth Background Eraser usa as novas APIs do iOS 11 para apagar o fundo das suas fotos tiradas em Modo Retrato

Com as capacidades fotográficas dos smartphones avançando a passos largos ano a ano, é natural que, eventualmente, esses dispositivos tornem-se substitutos bem valiosos de equipamentos profissionais para momentos em que fotógrafos não possam carregar câmeras pesadas e quilos de acessórios.

Publicidade

Enquanto esse caminho é trilhado, paralelamente vão surgindo novos aplicativos que ajudam usuários — sejam eles profissionais ou amadores — a tirar proveito de todas essas novas capacidades, até mesmo incorporando funções características de softwares como o Adobe Photoshop. Em relação ao Modo Retrato do iPhone, que utiliza a câmera dupla para detectar a profundidade da imagem, um dos primeiros apps a utilizar a tecnologia de uma forma distinta é o Depth Background Eraser.


Ícone do app Depth Background Eraser

Depth Background Eraser

de Jon Colverson

Compatível com iPhones
Versão 1.0.2 (8.3 MB)
Requer o iOS 11.0 ou superior
Screenshot do app Depth Background Eraser

O nome já diz tudo: o app pega as suas fotos tiradas no Modo Retrato e permite que o fundo das imagens seja retirado, formando um arquivo somente com o objeto de foto e fundo transparente; desta forma, o objeto (ou a pessoa) pode ser colocado em uma série de outros cenários e ser até mesmo utilizado em montagens divertidas nos indefectíveis aplicativos de câmera divertida. Quem torna tudo isso possível são APIs disponibilizadas a partir do iOS 11, que abrem a tecnologia do Modo Retrato a desenvolvedores.

O funcionamento do app não poderia ser mais simples, com dois sliders que controlam qual a profundidade do cenário que deve ser retirada e o nível de suavidade das bordas do objeto resultante. Por ser uma primeira versão, o desenvolvedor afirma que ainda há ajustes a serem feitos; ele recomenda, por exemplo, que a foto seja feita num ambiente externo e bem iluminado, e que se evite tirar uma foto do objeto de cima, com a superfície em que ele está localizado em foco.

Apesar de estar disponível gratuitamente na App Store, o aplicativo requer uma compra interna de US$2 para liberar a função essencial de exportar suas imagens em formato PNG para qualquer outro local (sem ele, as fotos ficam presas dentro do app eternamente). É bom lembrar, claro, que ele funciona somente com fotos tiradas no Modo Retrato dos iPhones 7 Plus e 8 Plus (e do iPhone X, futuramente) rodando o iOS 11.

via Cult of Mac

Posts relacionados

Comentários

Carregando os comentários…