Sempre que o iOS é instalado em um iPad, iPhone ou iPod touch, há uma etapa do processo em que o dispositivo faz uma verificação da validade do sistema operacional com os servidores da Apple — algo que é designado como “assinar” (sign) a compilação.
Isso é importante pois a Apple evita que usuários continuem instalando versões antigas e inseguras do sistema, e não é à toa que ela não demora muito a fechar essa “janela de assinatura” (signing window) após lançar novas versões do iOS. E foi o que ela acabou de fazer tanto com a versão 10.3.3 como já também com a 11.0.
Trocando em miúdos, isso significa que, a partir de agora, ninguém mais conseguirá fazer downgrade para o iOS 10.3.3 — como muitos fizeram nos últimos dias, após terem uma má experiência ao atualizarem pro iOS 11. Embora já estejamos na versão 11.0.2, a 11.0.1 ainda está sendo assinada também.
Embora muitos usuários optem por permanecer em versões antigas do iOS para não terem possíveis problemas de performance ou bateria, o risco de ficar usando um aparelho com brechas de segurança das mais variadas não compensa — ainda mais considerando que usamos esses devices para lermos emails, nos comunicarmos com pessoas, armazenarmos fotos pessoais, acessarmos contas bancárias e tudo mais.
Lembrando que a primeira grande atualização do iOS 11, sua versão 11.1, já está também em fase de testes.
via MacRumors